Quem somos

O jornal Ponto surge em novembro de 2016, quando cinco jovens profissionais de comunicação resolvem criar um veículo jornalístico que alie a tradição de um jornal impresso com as plataformas digitais.

Durante a sua primeira fase, o jornal Ponto manteve um tablóide impresso de periodicidade quinzenal, além de um site de notícias com atualizações diárias e perfis em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

Com o passar do tempo, percebemos que, com a popularização cada vez maior das mídias digitais, o jornal impresso foi perdendo a importância que tinha em outros tempos. Inicialmente reduzimos a tiragem de 5 mil para 2 mil exemplares por edição, depois transformamos a periodicidade quinzenal para mensal, até tomarmos a decisão de extinguir as edições impressas, mantendo o portal e as redes sociais.

Logomarca original

O processo de criação do jornal Ponto, deu-se a partir de uma inspiração do jornal Metro – um nome curto, direto, com determinado significado, aliado a um processo de editoração que pudesse criar uma aliança entre informação e imagem, utilizando-se do formato de paginação alemão chamado Berliner, tal qual o jornal Metro.

O nome Ponto tem o significado de desfecho, como o sinal que finaliza uma frase ou um texto. Com base nisso, a logo foi concebida pela própria equipe fundadora a partir de um brainstorm, em um desenho gráfico simples chapado com um círculo preto que tem grafado em seu interior com fonte do grupo ‘Serif’ em minúsculo, vazado (branco) o nome ‘ponto’.

Reformulação da marca

Após a extinção definitiva do nosso caderno impresso e a constante evolução dos meios digitais, vimos a necessidade de reformular a nossa marca, que tinha, em sua versão original, uma veia mais tradicionalista, muito vinculada ao formato do próprio impresso. O novo logotipo transforma o círculo preto em platinado e tira a grafia do seu interior. No entanto, para criar um diferencial nesse círculo fizemos um desenho circular, porém puxando uma ponta em 90 graus na sua parte inferior esquerda, criando uma grafia estilizada da letra p.

O nome ponto fica fora do logotipo, porém segue fazendo parte da logomarca. A grafia muda a fonte para um modelo sem serifas e que passa do chapado branco para um degradê colorido. A nova logo passa uma mensagem de modernidade e também de diversidade e inclusão, bandeiras fundamentais da linha editorial do nosso portal.

Gestores

Atualmente o Ponto é administrado por dois dos empreendedores fundadores: Nathália Azevedo e Rafael Moura.

Nathália Silva Azevedo

Jornalista com formação na FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso) Rio de Janeiro. Já trabalhou como assessora de imprensa no gabinete da Dep. Estadual Inês Pandeló e das prefeituras de Pinheiral e Volta Redonda. Já trabalhou no jornal A Voz da Cidade. Atualmente presta serviços de assessoria jornalística à CDL Barra Mansa, Rádio Sociedade FM e jornal Folha do Aço.

Contato: nathaliasazevedo@gmail.com

Rafael de Moura

Publicitário e pós-graduado em Jornalismo Esportivo, ambos pela Faculdade Internacional de Curitiba. Já trabalhou nas rádios 101, Sociedade FM e Sul Fluminense AM e FM. Trabalhou nas TVs NetVR/Ideal e Band Interior. Foi coordenador de comunicação na Prefeitura de Pinheiral. Atualmente é comunicador no programa Bom Dia Cidade, na Rádio Cidade do Aço FM.

Contato: studiovivavoz@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

<strong>Caixinha de Natal: Você contribui?</strong>

qua nov 23 , 2016
Tradição já começa a ganhar espaço no comércio; gorjetas podem garantir até o 14º salário dos prestadores de serviços Sofisticadas, coloridas, criativas… Faltando apenas um mês para o Natal, a tradição de elaborar uma espécie de cofrinho para receber o bônus de fim de ano mostra que está cada vez […]

Você também pode gostar