Taxistas do estado do Rio recebem selo de segurança ‘Ande de Táxi Legal’

Iniciativa do Ipem/RJ tem o objetivo de coibir veículos piratas

O governador Cláudio Castro participou, nesta sexta-feira (02/07), do lançamento do selo de segurança ‘Ande de Táxi Legal’. A iniciativa tem o objetivo de combater táxis piratas e é uma parceria entre o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem/RJ) e a Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O novo selo será utilizado nos 33 mil táxis que circulam atualmente no estado, sendo 30 mil somente na capital.

O selo será colado do lado direito do para-brisa dianteiro, facilitando a identificação por parte do usuário de que se trata de um veículo legalizado. A identificação só poderá ser feita por fiscais da Diretoria de Táxis do Ipem/RJ, que utilizarão equipamentos com luz ultravioleta para realizar a leitura do código de barras e demais lacres de segurança impressos no selo.

Durante o evento, que aconteceu na sede do Ipem/RJ, em Piedade, Zona Norte do Rio, o governador Cláudio Castro destacou a importância do selo para os taxistas e para os passageiros.

– Com esse selo, moradores, turistas e os motoristas de táxi se sentirão mais seguros. É uma garantia para a população de que aquele profissional é acompanhado pelo estado. A iniciativa é também um ato de justiça social para os taxistas regulares, que pagam seus impostos, para não haja concorrência desleal com quem trabalha de forma ilegal – ressaltou.

Para impedir que veículos circulem ilegalmente ou com uma dupla autorização, o Ipem/RJ passará a se basear em um cadastro único com todos os dados dos proprietários dos veículos, que serão fornecidos pelas prefeituras.

–  Começamos hoje aqui no Rio a identificação com esse selo nos táxis que estão legalizados. Nossa próxima etapa é começar esse trabalho em todos os municípios. Se no momento de embarcar o usuário observar que o taxista não possui esse selo, não entre no carro e ligue imediatamente para a ouvidoria do órgão pelo 0800 282 3040 ou comunique pelo e- mail ouvidoria@ipem.rj.gov.br – enfatizou o presidente do Ipem/RJ, Kennedy Martins.

O presidente da Comissão de Transportes da Alerj, deputado Dionísio Lins, explicou que o Ipem/RJ vai realizar ações itinerantes para oferecer o selo para taxistas de todo o estado.

– O taxista terá a sede para receber o selo, o posto que está sendo aberto na Ceasa e, além disso, equipes do Ipem vãos e deslocar em dois ônibus para outras regiões do estado para melhor atender a população – afirmou.

Taxista há 23 anos, Roberto Augusto já conseguiu o seu selo.

– O selo de segurança é primordial para demonstrar a nossa legalidade, é uma identidade visual para o passageiro, que imediatamente poderá nos reconhecer – disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Prefeitura de Barra Mansa emite nota sobre possível aplicação de vacinas vencidas

sáb jul 3 , 2021
A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, através da Coordenação de Imunização, informa que as validades das vacinas da AstraZeneca citadas em reportagens divulgadas pela imprensa, alegando que o município aplicou doses vencidas, não condizem com a verdade. As doses citadas, com vencimento no dia 14 de abril, foram aplicadas […]

Arquivos

Categorias

Meta