Volta Redonda finaliza 1ª etapa do projeto ‘Corredor Cultural Urbano’

Viaduto Nossa Senhora das Graças ganha galeria de arte a céu aberto; Secretaria de Cultura ressignifica espaços públicos em equipamentos culturais

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), finalizou a primeira etapa do projeto “Corredor Cultural Urbano” no viaduto Nossa Senhora das Graças, que liga o Centro ao bairro Aterrado. A pintura superior da passarela de pedestres – interligada ao viaduto– foi concluída neste fim de semana pelo artista visual Roberto Tommy, tendo como convidado especial o artista Hayala Garcia.

O artista Tommy teve sua proposta selecionada através do Chamamento Público da secretaria Municipal de Cultura. A obra consistiu em um graffiti que coloriu 254 metros da passarela mesclando cores para retratar a natureza e o voo do pássaro Arigó, uma ave de migração símbolo de Volta Redonda.

O projeto Corredor Cultural Urbano inclui ainda a instalação de uma galeria de arte dentro da passarela onde serão inseridos 40 painéis artísticos, o local ganhará mais cor e iluminação. O secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza, destacou que o projeto ressignifica os espaços públicos transformando os locais em equipamentos culturais aproximando à cultura das pessoas.

“O Corredor Cultural Urbano faz parte da recuperação e valorização do patrimônio público através da arte, sendo um dos objetivos da administração atual. Iremos agregar, além do graffiti, poesia, música, dança, cultura popular e o teatro de rua. Em frente ao viaduto Nossa Senhora das Graças tem a chaminé, um patrimônio histórico da cidade, e o que estamos realizando é arte contemporânea. Estamos atrelando história e arte em seus diversos significados democratizando o acesso à Cultura para todos”, comentou o secretário.

Anderson de Souza ainda citou que outros espaços de Volta Redonda estão sendo mapeados para a inserção de equipamentos culturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Vacinação: Barra Mansa tem aplicação de primeira dose em pessoas de 30 anos nesta terça-feira

seg ago 9 , 2021
Também haverá aplicação da dose complementar em pessoas que estão agendadas

Arquivos

Categorias

Meta