Estação e Casarão de Ipiabas prometem movimentar o turismo de Barra do Piraí

Dando sequência à série de investimentos que estão sendo feitos no setor turístico do município – em especial em Ipiabas -, a Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer, junto à Secretaria de Obras Públicas, promove outras benfeitorias para região. Atualmente, a Estação de Ipiabas e o Casarão Cultural Vale do Café estão passando por reformas, essas com o intuito de atrair mais turistas para a região, podendo movimentar o comércio e gerar empregos. 

“Sobre a Estação, há anos precisava de uma intervenção devido ao iminente risco de cair, e era preciso uma restauração para garantir a segurança e a preservação”, explica o secretário de Obras Públicas, Wlader Dantas. “Essa restauração já era alvo de ação no Ministério Público, então foi preciso o destombamento do patrimônio para que pudéssemos começar as obras”, expõe o secretário, comentando que, após a conclusão do restauro, a Estação servirá como um Polo Gastronômico. 

Em relação às obras no Casarão Cultural Vale do Café, esse é um projeto que utilizará recursos do Governo do Estado, no qual será construída uma Vila Histórica em frente ao monumento, contendo calçamento e outros atrativos que remetem à época em que o Casarão estava ativo. Wlader ainda aponta outros dois projetos que estão sendo desenvolvidos. 

“Também será construída uma ciclovia ligando o recém-inaugurado Mirante de Ipiabas até o Casarão. E, como mais um atrativo que despertará a curiosidade geral, será instalada uma Maria Fumaça que realizará um pequeno trajeto de 800 metros entre o Casarão e a Praça de Ipiabas”, declara o chefe da pasta.

O secretário de Turismo, Cultura e Eventos, Rafael Couto, comenta sobre os investimentos que o distrito está recebendo.

“Estão sendo realizadas diversas obras de melhorias na infraestrutura, pavimentação de ruas, obras de saneamento, instalação de lâmpadas de led, padronização de pontos de ônibus, instalação de novas lixeiras, placas de sinalização e mapeamento de trilhas. São alguns exemplos de ações que a prefeitura está realizando”, aponta Rafael. “Além disso, a inauguração do Mirante já provocou o interesse de investidores do ramo turístico, e também o aumento no número de visitantes que movimentam o comércio, segundo relatos dos próprios comerciantes”, explica o secretário. Ele ainda comenta sobre o calendário de eventos do distrito que, pela primeira vez na história, foi divulgado com tanta antecedência.

“São eventos que contemplam a cultura e esportes de aventura. Assim, é possível que todos se programem para receber os turistas”, pondera Rafael. O prefeito Mario Esteves, com entusiasmo sobre a realização de todas essas obras e investimentos na região, dá destaque ao projeto de reforma das estações ferroviárias que o município possui. “Estamos trabalhando na reforma e restauro das três antigas estações de trem do município: a do Parque Santana, a de Ipiabas e a Central do Brasil, localizada na rua Engenheiro Francisco Freixinho, conhecida como ‘Rua da Estação’”, expressa Mario.

“É primordial promovermos as obras dessas estações, pois elas, além de atrativos turísticos, são pontos históricos importantes”, finaliza o chefe do Executivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

(VÍDEO) Mãe faz 'chá de revelação de DNA’ após homem duvidar de paternidade

sáb set 25 , 2021
A estudante de enfermagem Vanda Ferreira Costa, fez um “chá de revelação de DNA” após o ex-marido duvidar da paternidade do menino, em Palestina de Goiás, no sudoeste do estado. O vídeo da revelação foi publicado na quinta-feira, 24 e viralizou nas redes sociais. “A gente mora em uma cidade muito pequena. O […]

Arquivos

Categorias

Meta