IPVA 2022: guias para pagamento estão disponíveis a partir desta terça

A partir desta terça-feira, dia 11, donos de veículos poderão emitir a guia de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022. A Guia de Regularização de Débitos (GRD), usada para a quitação do tributo, pode ser retirada pelo contribuinte na internet, no Portal do IPVA da Sefaz-RJ (portal.fazenda.rj.gov.br/ipva) ou no site do Banco Bradesco (www.bradesco.com.br).

Para emitir a GRD, é preciso ter em mãos o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Já o pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária.

O tributo pode ser pago em cota única, com desconto de 3%, ou em três vezes, sem o abatimento.

O IPVA tem como base os valores venais, que são os preços de mercado dos veículos, calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Sobre esses valores são aplicadas as alíquotas do imposto (4% para carros flex; 2% para motos e 1,5% para automóveis movidos a GNV).

O primeiro vencimento da tabela, para os automóveis com final de placa número 0, será no dia 21 de janeiro, tanto para o pagamento da primeira parcela quanto para a quitação integral do imposto. Já para os veículos com final de placa 9, o vencimento inicial será no dia 3 de fevereiro.

Além da emissão da GRD, o Portal do IPVA tem diversos outros serviços e informações e serviços relativos ao tributo.

Divulgação Governo do Estado do RJ

Nathália Azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Operação Recaptura: Polícia prende dois criminosos evadidos após saidinha de Natal

ter jan 11 , 2022
A Operação Recaptura, deflagrada pelas Polícias Civil, Militar e Penal, prendeu nesta terça-feira, dia 11, dois criminosos, de Barra do Piraí e Volta Redonda, que estavam evadidos do sistema desde a saidinha de Natal. A equipe ainda está nas ruas, com o objetivo de prender outros indivíduos que não retornaram […]

Arquivos

Categorias

Meta