Imunização contra Influenza é ampliada em Barra Mansa

Além de pessoas a partir de 60 anos e profissionais da Saúde, crianças, gestantes e puérperas começaram a ser vacinadas contra a gripe

A vacinação contra Influenza teve público ampliado nesta segunda-feira, 02, para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes e puérperas; além dos maiores de 60 anos e profissionais da Saúde a partir dos 18 anos. Os grupos estão sendo separados para evitar as aglomerações e pelo fato das vacinas chegarem fracionadas ao município. Todas as unidades de saúde de Barra Mansa aplicam os imunizantes. O horário de funcionamento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. A UBS Ano Bom tem horário estendido até as 20h. Até a manhã de hoje, 14 mil doses contra gripe já haviam sido aplicadas desde o início da campanha nacional, que começou no dia 04/04.
A campanha também continua com a aplicação da triviral, destinada aos profissionais da Saúde, de forma seletiva, visando proteção contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, além da atualização do cartão vacinal de crianças, jovens, adultos e idosos. Ao todo, 1.200 pessoas já foram se vacinar. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% dos grupos prioritários.
A coordenadora do setor de Imunização do município, Marlene Fialho, destacou a importância de tomar a vacina contra gripe o quanto antes. “Ela protege contra o H1N1, H3N2 e Influenza B – que causou surto no final de 2021. Esta vacinação de 2022 tem a cepa contra o tipo B e protege de forma direta contra o vírus. Então, é importante que as pessoas que tomaram ano passado, procurem pela vacinação novamente para se protegerem e evitar novos surtos” alertou Marlene.
Ainda de acordo com a coordenadora de Imunização, os surtos acontecem justamente porque existem grupos de pessoas que não se imunizaram. “A única forma de evitar que isso aconteça é com a vacina, evitando as internações e até a mortalidade por complicação de H1N1, H3N2 e Influenza. A gente sabe que a vacina protege contra as formas mais graves da gripe, então, o momento de tomar é agora, antes do inverno rigoroso”, ressaltou.
As crianças que estão na faixa etária estipulada pelo Ministério da Saúde que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, devem se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose do imunizante em 2022. Já para as que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.
Fotos: Paulo Dimas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

BM: Tributos municipais poderão ser pagos via Pix a partir desta terça

seg maio 2 , 2022
A Prefeitura de Barra Mansa disponibiliza a partir desta terça-feira, dia 03 de maio, mais uma ferramenta de pagamento para facilitar o empresariado e o munícipe. O Pix será opção para a contribuição do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), além de todas […]