Volta Redonda amplia testagem e atendimento para sintomas leves de Covid-19

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), amplia nesta segunda-feira, dia 06, o serviço de testagem para Covid-19. Além das unidades básicas de saúde – que oferecem o serviço – a central de testagem foi reaberta para atender pacientes com sintomas gripais leves. Vale ressaltar que as unidades básicas de saúde (UBSs e UBSFs) continuarão realizando a testagem.

A central de testagem vai funcionar de segunda-feira a domingo, das 08h30 às 18h, na Rua Luiz Alves Pereira, nº 30, bairro Aterrado – ao lado do Colégio Delce Horta Delgado – com atendimento médico. Devem procurar o serviço pessoas com sintomas gripais como febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça e alterações no olfato ou paladar.

Agendamento

Além disso, a Secretaria de Saúde disponibilizou o serviço de agendamento online no site da Prefeitura de Volta Redonda: www.voltaredonda.rj.gov.br. Os exames agendados serão realizados na central de testagem ou em uma das 46 unidades de saúde. Entretanto, os locais também atenderão a livre demanda. Ou seja, pacientes sem agendamento prévio também poderão ser assistidos. A Secretaria ressalta, no entanto, que o paciente opte pelo sistema de agendamento para organizar o trabalho nos locais e reduzir a fila de espera.

No total, serão oferecidas 750 vagas por dia para a realização de exames rápidos de antígeno e também o RT-PCR. O resultado do teste de antígeno fica pronto em 15 minutos. A agenda está aberta e o paciente pode escolher um dos locais de testagem e o horário de atendimento.
Durante o cadastro, é preciso informar um e-mail válido, para que a confirmação possa ser encaminhada à pessoa. Depois de finalizar o cadastro, a pessoa receberá a confirmação por e-mail, com o horário em que deve comparecer ao local. A resposta é o comprovante a ser usado na chegada ao ponto de testagem junto com um documento de identificação, CPF ou cartão SUS.

De acordo com o médico sanitarista da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, Carlos Vasconcellos, o objetivo da central é ampliar a testagem e identificar as pessoas que estão com sintomas leves.
“Com o aumento de casos da Covid-19 estamos reforçando o serviço de testagem e também de vacinação. O objetivo da testagem é diagnosticar a pessoa com sintoma leve para que ela possa fazer o isolamento social, reduzindo a transmissão do vírus. Por isso, pessoas com sintomas gripais devem ser testadas”, disse o médico.

Vasconcellos ainda ressalta que pessoas com sintomas moderados a graves devem procurar à rede de urgência e emergência do município.

Foto: Cris Oliveira- Secom/PMVR

Nathália Azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

VR: 103 veículos abandonado foram retirados das ruas em maio

seg jun 6 , 2022
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda, através das cinco equipes da Unidade de Guarda Comunitária (UGC), apresentou números significativos no mês de maio. Foram retirados 103 veículos abandonados das ruas e no mesmo período foram podadas 513 árvores em 65 bairros. A prioridade nestas ações da […]