PT realiza pré-lançamento de candidaturas feministas

A Secretaria Estadual de Mulheres PTRJ, com a Federação Brasil da Esperança (FE BRASIL), realizou no início desta semana um pré-lançamento coletivo de 45 candidatas feministas, entre deputadas Estaduais e Federais, sendo 35 do PT, seis do Partido Verde e quatro do PCdoB.

O evento aconteceu no Cais da Imperatriz, no Centro do Rio de Janeiro, no último dia 15, e contou com a presença da candidata a deputada Estadual Inês Pandeló.

Participaram do encontro também o candidato a senador pelo Rio de Janeiro, André Ceciliano, e o Deputado Federal e candidato a prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo. O objetivo foi incentivar as mulheres a assumirem espaços de poder, além de estimular o debate sobre a baixa representatividade das mulheres nesses espaços.

Um exemplo dessa desigualdade é que, mesmo a mulher sendo a maioria da população (52%) e maioria das eleitoras (53%), ainda têm uma das menores taxas de ocupação da América Latina e no mundo no Congresso Nacional, compostos por apenas 15% delas.

A candidata a deputada Estadual, Inês Pandeló, destacou que só existe democracia de verdade quando todos os setores da sociedade estão representados. “Como pode a maioria dos eleitores ser formado de mulheres e nos espaços de poder elas estarem tão sub-representadas ainda?”, questionou.

Inês ressaltou ainda que se considera honrada por já ter conquistado espaços importantes representando as mulheres. “É importantíssimo que, um dia antes de iniciar a campanha eleitoral, esse encontro seja realizado com todas as mulheres da federação. Isso nos dá mais energia e força para assumirmos essa caminhada com vontade de vencer” finalizou.

Inês Pandeló foi a única prefeita mulher de Barra Mansa (1997 a 2000), foi deputada Estadual por três mandatos consecutivos (2002 a 2014), além de ter sido presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) por seis anos.

Fotos Divulgação 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Em Volta Redonda: DEAM prende homem acusado de perseguir a ex e descumprir medidas protetivas

ter ago 16 , 2022
Agentes da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Volta Redonda prenderam, no fim da manhã desta terça-feira (dia 16), um homem, de 44 anos, acusado de perseguir a ex-companheira reiteradamente por não aceitar o fim do relacionamento, descumprindo as medidas protetivas deferidas pela Justiça. O mandado de prisão […]