Alunos de Barra Mansa assistem à palestra sobre assédio virtual

Evento aconteceu nesta sexta-feira, no Colégio Municipal Vereador Paulo Basílio, na Vila Nova

Na manhã desta sexta-feira, 4, os alunos do 6º ano do Colégio Municipal Vereador Paulo Basílio, no bairro Vila Nova, assistiram à palestra ‘Cyberbullying’. A ação é promovida pela comissão ‘OAB Vai à Escola’, da 4ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, em parceria com a Compod (Coordenadoria Municipal de Políticas Sobre Drogas).

De acordo com a advogada e presidente da comissão, Carolina Mayrink, a principal missão dessa palestra é mostrar para crianças e adolescentes que eles não estão sozinhos com relação ao assédio virtual, também chamado de cyberbullying.

“Muitos estudantes que passam por isso acabam sofrendo depressão e síndrome do pânico, o que pode ocasionar episódios trágicos dentro das escolas. É importante eles serem acolhidos em um primeiro momento, assim como também devemos conscientizar os praticantes do assédio de que aquilo não é simplesmente uma brincadeirinha. Isso traz reflexos na vida atual e futura, fazendo com que a pessoa carregue traumas”.

Carolina ressaltou que no passado o bullying era restrito a um pequeno espaço territorial, mas hoje, com a internet, existe uma facilidade de propagação de informações muito grande. “Quando algo cai na rede dificilmente você consegue tirar de lá. As consequências são muito maiores do que eram antigamente.”

A diretora do Colégio Municipal Vereador Paulo Basílio, Janaína Mendes, informou que recentemente estavam surgindo muitos grupos de WhatsApp e páginas de Instagram disseminando o cyberbullying entre os alunos.

“Nós já vínhamos fazendo um trabalho constante de conscientização e derrubada dessas páginas falsas, mas surgiu a necessidade de mostrar para os alunos a questão jurídica e as consequências dessas ações”, destacou.

O coordenador do Compod, César Tomé, citou o caso de uma estudante de Barra Mansa que sofreu assédio por conta de seu peso, o que fez com que ela desenvolvesse depressão e distúrbio alimentar.

“Precisamos alertar os estudantes de que esse assédio é crime e resulta em medidas socioeducativas para os alunos, assim como responsabilização dos pais”.

Participaram também da palestra a advogada Renata Villalva e a estagiária Yasmin Oliveira, que é ex-aluna do Paulo Basílio. Na próxima semana a ação será voltada para os alunos do 7º ano do colégio.

Fotos: Paulo Dimas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Homem condenado por atentado violento ao pudor é preso em Valença

sex nov 4 , 2022
Policiais civis da 91ª DP (Valença) prenderam, nesta sexta-feira (04/11), um homem condenado pelo crime de atentado violento ao pudor. Contra ele foi cumprido um mandado de prisão condenatória, expedido pela 2ª Vara Criminal de Valença. Após levantamento de dados do Setor de Inteligência, o foragido foi localizado pelos agentes […]