BM: diretores de escolas passam por capacitação para abordagem em casos de racismo

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Gerência de Promoção da Igualdade Racial (Gepir), da Fundação Cultura e da Secretaria de Educação, realizou na manhã desta quinta-feira, 17, mais uma atividade do Mês da Consciência Negra. Os diretores das escolas municipais participaram de uma capacitação no auditório da Escola Sesi, no bairro Barbará.

A psicóloga da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Volta Redonda, Juliana Sampaio, foi uma das palestrantes. Ela comentou sobre a necessidade de representar os alunos que sofrem racismo no ambiente estudantil.  “Produzir atividades e conteúdos em conformidade com a lei é uma construção para uma sociedade escolar melhor. Precisamos construir esse espaço para que as pessoas negras saibam lidar com situações racistas e assim criar olhos e ouvidos para enfrentarem a discriminação”.

A presidente da Comissão de Igualdade Racial e Intolerância Religiosa da OAB-BM, Francyne Lima, também palestrou na capacitação e reforçou que a formação dos professores é essencial para os estudantes. Já a pedagoga e presidente do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Comuppir), Aldjane Prata, evidenciou que a escola é um veículo muito importante, já que uma dualidade é criada no mesmo espaço. “Temos que conscientizar os diretores para lutar diariamente contra o racismo estrutural. Isso é fundamental para o desenvolvimento dos alunos”.

A vice-prefeita Fátima Lima falou sobre a importância do trabalho em conjunto com a Secretaria de Educação. “Sabemos que o resultado só chega se houver uma parceria. É na escola que as coisas acontecem. Não vamos fazer a diferença e sim ser a diferença para os estudantes com a responsabilidade necessária que o nosso governo sempre se cobrou.”

Fátima ainda lembrou a importância da Lei Federal 10.639/2003 e da Lei Municipal 3.592/06, que foi atualizada este ano pelo prefeito Rodrigo Drable. “As leis são frias. Elas servem para mostrar uma necessidade da sociedade, mas ainda assim é preciso a conscientização dos professores e diretores em cada escola para que a lei consiga fazer o seu papel.”

O secretário de Educação, Marcus Barros, e o presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, também estiveram presentes na palestra. Ambos enfatizaram que em Barra Mansa o trabalho é feito de forma transversal entre secretarias para ampliar o alcance das ações. A programação especial do Mês da Consciência Negra segue até o dia 30 de novembro.

Fotos: Paulo Dimas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Desaparecidos são encontrados mortos em Barra Mansa

qui nov 17 , 2022
Nesta quinta-feira, 17, foram encontrados os corpos de dois jovens que estavam desaparecidos em Barra Mansa. Os cadáveres estavam enterrados numa cova rasa num terreno na Rua Aristides Ferreira, na Vila Ursulino. As informações foram confirmadas pelo Foco Regional. De acordo com a Polícia Militar, um deles foi identificado como […]