Volta Redonda faz ações de prevenção à saúde da mulher e do homem neste sábado

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove neste sábado (dia 19) ações de prevenção à saúde da mulher e do homem. As unidades básicas de saúde e da família (UBS e UBSF) – exceto 249, Vila Mury, São Geraldo e Volta Grande – estarão abertas das 8h às 17h em mais um ‘Dia D’ da campanha municipal “Primavera Rosa” – que segue até dezembro.

As unidades de saúde vão atender as mulheres, com ou sem agendamento, para coleta de exames, agendamento de mamografia e orientações sobre o câncer de mama e ginecológico. Devem procurar o exame de mamografia mulheres de 50 a 69 anos. Já o serviço preventivo do câncer ginecológico deve ser visto com mais atenção pelas mulheres de 25 a 64 anos.

Entretanto, todas as mulheres a partir do início da vida sexual também devem procurar atendimento para uma avaliação ginecológica, conforme explicou a enfermeira Vanessa de Lima Huguenin, que atua no DAB (Departamento de Atenção Básica) da secretaria de Saúde de Volta Redonda.

“Convidamos todas as mulheres para o autocuidado, as ações da campanha são direcionadas à prevenção da saúde das mulheres com vida sexual ativa, independentemente da idade. Recomendamos que as moradoras procurem a unidade de saúde mais próxima para atendimento”, disse, lembrando que o próximo ‘Dia D’ acontece em 10 de dezembro, encerrando as atividades da “Primavera Rosa” no município.

Praça Brasil sedia atividades do ‘Novembro Azul’

Atrelado às atividades na Atenção Básica, a Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, vai sediar ações do “Novembro Azul”: mês dedicado à saúde do homem.

A secretaria de Saúde vai oferecer, das 9h às 13h, os serviços de aferição da pressão arterial; vacinação contra a Covid-19; testes rápidos para Sífilis e Hepatite; glicemia capilar, cortes de cabelo, além de orientações sobre o câncer de próstata, doenças cardiovasculares, tabagismo e alimentação saudável.

Foto: Arquivo- Secom/PMVR

Nathália Azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

PF investiga corrupção envolvendo a Fundação Getulio Vargas

qui nov 17 , 2022
A Polícia Federal (PF) faz hoje (dia 17) ação contra esquema de corrupção, fraudes a licitações, evasão de divisas e lavagem de dinheiro envolvendo a Fundação Getulio Vargas (FGV), instituição de ensino e pesquisa privada com sede no Rio de Janeiro. A Operação Sofisma cumpre 29 mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª […]