Ministério Público conhece sistema de monitoramento da Prefeitura de Volta Redonda

Secretaria de Ordem Pública vai ceder imagens do projeto ‘Cidade Monitorada’ ao órgão, que aprovou a parceria

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), firmou parceria com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), para a cessão de imagens de monitoramento do município, que poderão ajudar nas investigações do órgão. Representantes do MP em Volta Redonda visitaram a sede da Semop, na Ilha São João, nesta semana, para conhecer o sistema do projeto “Cidade Monitorada”.

O promotor de Justiça e coordenador do Centro Regional de Apoio Administrativo e Institucional do MPRJ em Volta Redonda, Henrique Bastos, e sua equipe de investigadores conheceram detalhes do sistema de monitoramento, que terá cerca de mil câmeras, entre os modelos: fixa, dome (que gira 360 graus) e OCR (que faz leitura de placas), registrando o cotidiano das ruas, praças e acessos da cidade.

Durante a visita, o secretário da Semop, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, explicou como funciona o sistema e de que maneira poderá ser explorado.

“Disponibilizamos as imagens do nosso monitoramento para a 93ª DP (Delegacia de Polícia); à 5ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM) e estamos alinhando junto ao delegado da Polícia Federal (PF) em Volta Redonda, Pedro Paulo da Rocha. Entendemos que quanto mais órgãos de interesse tiverem acesso, mais resultados positivos conseguiremos contra as atividades criminosas”, salientou o secretário.

Para o promotor de Justiça Henrique Bastos, “o sistema é muito útil em várias áreas ao MP. Algumas denúncias precisam ser investigadas e o servidor leva muito tempo nesse processo. As câmeras serão de muita serventia e agilidade no resultado”, frisou, acrescentando que “a parceria é muito boa e vai otimizar o trabalho do MP, diminuir os recursos humanos e atender ao interesse público, além de desonerar o Estado, pois poderá evitar uma longa investigação”, resumiu o promotor.

Um treinamento aos servidores deverá ser marcado, após feitas todas as adaptações necessárias e que foram detalhadas pelo diretor-presidente da Empresa de Processamento de Dados (EDPVR), Edvaldo Silva, também presente à visita.

Foto cedida pela Semop.
Secom/PMVR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Traficante é presa em Paraíba do Sul

dom nov 27 , 2022
Policiais civis da 107ª DP (Paraíba do Sul), da 92ª DP (Rio das Flores) e militares prenderam, nesta sexta-feira (25/11), uma mulher acusada de tráfico e associação ao tráfico de drogas. Após investigações, os agentes localizaram a traficante no bairro Campo do Volante, em Paraíba do Sul. Contra ela foi […]