Olimpede: Volta Redonda volta a realizar competição após seis anos

Um dos maiores eventos sociais do país e tradicional em Volta Redonda está de volta após seis anos: a Olimpíada da Pessoa com Deficiência, a Olimpede. A cerimônia de abertura acontece neste sábado (dia 10), às 10h, na Arena Esportiva Nicolau Yabrudi, no bairro Voldac. Realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), a competição irá reunir atletas de vários lugares do Brasil.

“A reconstrução da nossa cidade conta com a volta dos projetos e eventos que já são tradição, mostrando que estamos no caminho certo para voltarmos a ser referência em todas as áreas, incluindo no esporte e no cuidado das pessoas com deficiência”, destacou o prefeito Antonio Francisco Neto.

As disputas serão realizadas na Arena Esportiva do bairro Voldac, no Parque Aquático Municipal e no ginásio do bairro Santo Agostinho. Em 2022, a edição vai oferecer as modalidades de futsal para deficientes auditivos e os esportes paralímpicos: badminton e taekowndo. Também haverá disputas de atletismo, natação, futsal, tênis de mesa, xadrez, dominó, dama, além das provas adaptadas como: chute a gol, zig-zag, cabo de guerra e voleibol especial.

“Além de garantir o direito constitucional ao esporte e ao lazer, a Olimpede proporciona o intercâmbio e a integração social das pessoas com deficiência, contribuindo para o exercício da cidadania”, afirmou a secretária municipal de Esporte e Lazer.

A Olimpede é destinada às pessoas com deficiência e às entidades, escolas e instituições especializadas em atender esse público. O objetivo é realizar uma competição esportiva de caráter participativo e inclusivo, com suas regras e procedimentos adaptados especialmente às pessoas com deficiência.

Na edição anterior, realizada pela última vez em 2015, participaram cerca de 3 mil paratletas representando 51 cidades de cinco estados – Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Pará.

Foto de Cris Oliveira – Secom/PMVR.

Nathália Azevedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Dois homens são capturados por tráfico de drogas em Valença

qua dez 7 , 2022
Policiais civis da 91ª DP (Valença) capturaram, na terça-feira (dia 6), dois homens, de 18 e de 19 anos, pelos crimes de tráfico e associação para tráfico de drogas. Eles foram localizados no bairro Carambita, em Valença, no Sul Fluminense, após trabalho de inteligência e monitoramento. Segundo os agentes, a […]