VR: Lei municipal propõe campanha de conscientização sobre malefícios do cigarro eletrônico

Responsável por levar à morte 443 brasileiros todos os dias, o tabagismo é um problema de saúde pública no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), anualmente as mortes evitáveis atribuídas ao hábito alcançam mais de 160 mil pessoas. Mania entre os adolescentes e jovens, desde 2009 os cigarros eletrônicos têm comercialização, importação e propaganda proibidas no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por serem nocivos à saúde. Mas, infelizmente, quem deseja comprar encontra com facilidade. Não há fiscalização nem repressão suficiente pelo poder público.

Preocupado, o vereador Betinho Albertassi apresentou projeto de lei que propõe campanha de conscientização sobre malefícios do cigarro eletrônico. Aprovado na Câmara de Volta Redonda o projeto segue para sanção do Prefeito Antônio Francisco Neto.

O cigarro eletrônico é composto, normalmente, por uma lâmpada de LED, bateria, microprocessador, sensor, atomizador e cartucho de nicotina líquida, que é aquecida por uma pequena resistência, fazendo com que se torne vapor, resultando em substâncias comprovadamente tóxicas, causadoras de doenças pulmonares, cardiovasculares e outras ainda desconhecidas.

O projeto aprovado visa orientar os docentes e equipes pedagógicas das escolas para discussão com os estudantes acerca dos malefícios dos cigarros eletrônicos; implementar e disseminar campanhas de educação, conscientização e informação sobre o tema, além de desenvolver assistência psicológica e social aos adolescentes e aos jovens que necessitem.

Betinho Albertassi que esteve à frente durante os anos de 2003 a 2007 do projeto Sua Cidade Sem Drogas, a maior campanha de conscientização contra as drogas do Sul Fluminense, ressaltou a importância do projeto. “O Cigarro Eletrônico virou uma febre entre os adolescentes. Por trás disso está um risco grande à saúde das futuras gerações. Espero com este projeto poder alertar os jovens sobre os perigos do vício”, destaca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Polícia prende quatro por tentativa de furto em escola

seg dez 12 , 2022
Quatro homens foram presos suspeitos de invadir e furtar o prédio de uma escola no sábado, 10. O caso aconteceu na Rua José Tavares Filho, no bairro São João, em Barra do Piraí. Segundo informações da Polícia, agentes foram verificar uma denúncia de invasão de uma propriedade municipal. Ao chegar […]