Prefeitura de Angra contesta dados do MPRJ sobre qualidade da água

A Prefeitura de Angra tomou conhecimento, por meio da imprensa, de uma ação civil pública do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro cobrando melhorias no sistema de abastecimento de água da cidade.

A ação pede que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e o município adotem medidas para corrigir “desconformidades verificadas“, assegurar que a água destinada à população atenda aos padrões de potabilidade definidos pelo Ministério da Saúde e manter a avaliação contínua dos sistemas coletivos de abastecimento de água que opera.

Até o momento, a Prefeitura não foi notificada oficialmente, mas adianta que enviará ao Ministério Público e à Justiça dados e relatórios técnicos que comprovam a qualidade da água fornecida pelo SAAE.

– Gostaríamos de tranquilizar a população de Angra, pois a autarquia realiza testes periódicos na água distribuída. Além disso, as informações sobre as condições da água também são disponibilizadas nas contas de consumo emitidas mensalmente, conforme determina a legislação vigente – explica Alexandre Giovanetti, presidente do SAAE.

A Prefeitura informa, ainda, que a autarquia municipal possui laboratório próprio para controle e monitoramento periódico da água que fornece. Os boletins com os resultados das análises são enviados à vigilância sanitária do município.

Alexandre Giovanetti lembra que o abastecimento de água da Costa Verde apresenta características específicas por conta da geologia da região, que fica entre a Serra do Mar e o oceano.

Isso faz com que as bacias hidrográficas do local sejam bastante fragmentadas, levando à existência de diversos sistemas de abastecimento, ao contrário de cidades que têm apenas um sistema.

Essa situação ocorre não apenas em Angra dos Reis, mas também em outros municípios da região, como Paraty, Rio Claro e Mangaratiba.

Dúvidas sobre o abastecimento de água realizado pelo SAAE podem ser esclarecidas pelo telefone (24) 3377-6551.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Marrocos e Croácia disputam 3ª posição da Copa do Mundo

sáb dez 17 , 2022
O Estádio Internacional Khalifa será o palco do penúltimo capítulo da Copa do Catar, a disputa pelo 3º lugar. A partir das 12h (horário de Brasília) deste sábado (17) o surpreendente Marrocos tenta fazer a melhor campanha de sua história em um Mundial de seleções. Já a Croácia quer vencer […]