Pelé, o ‘rei do futebol’, morre aos 82 anos

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu na tarde desta quinta-feira, 29. O ex-atleta estava internado havia um mês no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um câncer e também em decorrência de problemas respiratórios após contrair covid-19.

A família ainda não divulgou detalhes sobre o velório, mas uma estrutura foi montada na Vila Belmiro nos últimos dias para receber a vigília. O sepultamento ocorrerá em Santos.

O maior jogador de futebol de todos os tempos estreou na Seleção em 1957, numa partida da Copa Rocca contra a Argentina, quando também fez seu primeiro gol com a camisa amarelinha. Pela equipe brasileira, com apenas 17 anos, venceu a Copa do Mundo na Suécia, em 1958.

Quatro anos depois, se machucaria na segunda rodada do Mundial do Chile, também vencido pelo Brasil. Após ser caçado em campo com duras faltas na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, ele comandou o lendário time brasileiro ao tricampeonato mundial em 1970, no México – é o único jogador a vencer três Copas.

Pelo Santos, Pelé é dono de marcas impressionantes: venceu dez vezes o Campeonato Paulista, torneio do qual foi o artilheiro por nove temporadas seguidas. Ainda foi bicampeão da Libertadores e do Mundial de clubes, em 1962 e 1963. Foi também com a camisa branca do Peixe que marcou seu milésimo gol, contra o Vasco, no Maracanã, no dia 19 de novembro de 1969.

Segundo números do Santos, Pelé marcou pelo clube 1.091 gols em 1.116 jogos.

Com a camisa canarinho, Pelé disputou 113 jogos e marcou 95 gols, de acordo com números da CBF. Nas contas da Fifa, que considera apenas jogos entre seleções, são 77 gols em 91 partidas.

Em toda a carreira, Pelé fez 1.282 gols em 1.364 partidas na contabilização feita pelo Santos. Nas redes sociais, o Rei dizia ter feito um a mais, 1.283.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Forças de segurança discutem sobre ‘rolezinho’ em Volta Redonda

qui dez 29 , 2022
Ajustes operacionais foram pauta de reunião de planejamento estratégico Representantes das forças de segurança que atuam em Volta Redonda se reuniram nessa quarta-feira (28) no 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no bairro Voldac, para planejar ajustes operacionais necessários, com prioridade para o chamado ‘rolezinho’. Esses eventos têm sido praticados […]