Academia Volta-redondense de letras receberá a XVIII Jornada Cultural da FALERJ

Trabalhando a todo vapor para receber membros de diversas instituições literárias de todo o estado, a Academia Volta-redondense de Letras prepara, para o próximo sábado (29), no Teatro Gacemss 2, a XVII Jornada Cultural da FALERJ (Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro). É a primeira edição da jornada a acontecer em Volta Redonda e o evento acontecerá das 9 às 16 horas, consolidando ainda mais os trabalhos que vêm sendo promovidos pela AVL, que está completando dezoito anos de fundação.

Com projetos que vem sendo sucesso no mundo literário, como ‘Poesia de aço’ (em parceria com o Teatro Gacemss), ‘Literatura de Volta Redonda’ e o popular ‘Poesia & ponto’, ambos em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, com esse último chegando a sua segunda edição, com edital aberto para inscrições para análise de novos textos a serem estampados nos pontos de ônibus da cidade, a AVL abrirá o evento com um café da manhã que será assinado por Marcelo Saviolo, da MS Café, seguido de diversos momentos culturais na data.

-A programação está muito focada na produção regional e mostrará talentos literários e artísticos de Volta Redonda, como apresentações teatrais e literárias. Acredito que a discussão em torno do Polo Regional do Vale do Café, o primeiro da FALERJ, trará temas de muita relevância para literatura da cidade e, portanto, tem amplo interesse de escritores e amantes da literatura em geral – explica o presidente da AVL, José Huguenin, que estará no palco assim como outros membros da AVL, Débora Corsi, Flávia Souza Lima, Raquel Leal, e membros de outras academias, como Sebastião Deister (Paty do Alferes), Saulo Soares (Piraí), Gustavo Abruzzini (Valença), Márcia Pessanha (AFL) e Sheila Mares-Guia (Vassouras)

Criada em 2018, a FALERJ promove edições de sua jornada cultural percorrendo cidades de todo o estado do Rio de Janeiro, tendo sua primeira data ocorrida no mesmo ano em Campos dos Goytacazes e a mais recente em Petrópolis, em novembro de 2022.

Márcia Pessanha, presidente da FALERJ, também já confirmou presença e a edição trará em sua pauta debates e reflexões sobre diversas produções literárias que se destacaram no estado e os trabalhos promovidos pela AVL estarão em núcleo dos assuntos também.

Já as intervenções artísticas ficarão por conta de duas das companhias de teatro mais antigas na cidade, as quais seus diretores também são membros da AVL. Na parte manhã estarão em cena atores Bia Bastos, Caio César, Gustavo Aquino, Igor Andrade, Marcela Vieira e Milena Barbosa, da Companhia Arte em Cena, estarão apresentando o esquete ‘A Chaminé”, sob direção de Stael de Oliveira. Já após o almoço, entra no palco alguns integrantes do Grupo Cênico Estudarte, fazendo uma edição especial do popular projeto ‘Pequenas Leituras’, com os atores Maycon Lendel, Pedro Domiciano, Ramon Amorim e Rodrigo Hallvys, que também assina a direção das leituras dramáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Valença tem queda no sinal de televisão aberta

qua abr 26 , 2023
Na tarde desta quarta-feira, 26, a Prefeitura de Valença comunicou em suas redes sociais que o sinal das emissoras de TV foi temporariamente interrompido na cidade, em função de uma manutenção em poste da rede elétrica, que está sendo realizada pela concessionária de energia elétrica. Comunicado na íntegra: A Prefeitura […]