Mario Esteves defende Projeto de Lei sobre reajuste dos professores na Câmara

Na noite dessa terça, 9, o prefeito Mario Esteves foi à tribuna da Câmara Municipal, para defender a aprovação do Projeto de Lei que concede o piso salarial aos professores da rede municipal de ensino em Barra do Piraí. O chefe do Executivo derrubou as especulações de que só teria dado o reajuste por obrigação e deixou claro que, se não tivesse compromisso com a categoria, poderia postergar a decisão, com vários outros pelo país estão fazendo.

Dentre diferentes assuntos, Mario Esteves destacou que a iniciativa da atual gestão foi motivada pelo intuito de valorizar a classe. Relembrou das dívidas herdadas pela gestão anterior, tão logo assumiu o governo e que, “graças a um trabalho coletivo – incluindo a Câmara de vereadores – pode colocar a ‘casa’ em ordem”, com ajustes nas finanças, que colocaram o município como “bom pagador”, na classe A.

“Existem aqueles que tentam jogar para a galera, dizendo que só demos o reajuste por obrigação de determinação do Supremo Tribunal Federal, o STF. Os mesmos que afirmam isso sabem que, na realidade, se nós não tivéssemos responsabilidade e compromisso com a categoria, poderíamos muito bem fazer como estão fazendo dezenas de municípios do país, com recursos na Justiça para derrubar a portaria do Ministério da Educação”, frisou.

O prefeito ressaltou que, inclusive, vários desses municípios já conseguiram sentenças favoráveis, como é o caso de Maringá, no estado do Paraná. “Se eu não estivesse, de fato, comprometido com a valorização dos professores, seria fácil postergar, empurrar com a barriga. Ou ainda fazer por Decreto Municipal, o que poderia ser derrubado por qualquer futuro prefeito. Mas, é claro que nós escolhemos o caminho correto, de fazer, com responsabilidade, o possível pela categoria”, ponderou o prefeito.

Ao final da explanação e defesa do prefeito Mario Esteves, os vereadores votaram, e, por unanimidade, aprovaram o Projeto de Lei, que segue para a sanção do chefe do Executivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Carro capota e duas pessoas ficam feridas em Valença

qua maio 10 , 2023
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas na tarde desta quarta-feira, dia 10, para atender a um acidente de trânsito na rodovia RJ-143, que liga a sede ao distrito de Barão de Juparanã, em Valença. Segundo informações apuradas no local, o condutor de um Voyage com placa de Vassouras perdeu […]