Maio Amarelo: Estado registrou mais de 17 mil acidentes de trânsito em 2022

No mês dedicado à conscientização e à prevenção de acidentes de trânsito, o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) intensifica suas ações com o objetivo de alertar a população sobre a importância da segurança nas vias e rodovias fluminenses. O Maio Amarelo, movimento global que busca reduzir o número de vítimas no trânsito, é uma iniciativa que ganha destaque em todo o estado e que completa uma década neste ano.

Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, o Detran-RJ, em parceria com órgãos públicos, empresas e sociedade civil, desenvolve uma série de atividades ao longo do mês para estimular a conscientização e a mudança de comportamento de condutores de veículos, pedestres e ciclistas.

O governador Cláudio Castro destacou a importância do Maio Amarelo como uma oportunidade para educar a população sobre as consequências dos acidentes de trânsito e a necessidade de adotar atitudes responsáveis ao volante.

– O Maio Amarelo é um momento importante para refletirmos sobre nossa responsabilidade no trânsito. Todos nós, como condutores, pedestres e ciclistas, temos o dever de agir de forma segura, respeitando as leis de trânsito e zelando pela vida de todos – afirmou Cláudio Castro.

Em 2022, ocorreram no Estado do Rio 17.199 acidentes de trânsito, com 21.612 vítimas, sendo que 19.718 ficaram feridas e 1.894 morreram – em média, 5 mortes no trânsito por dia. Esse ano, somente nos dois primeiros meses, foram registrados 2.782 acidentes, com 3.588 vítimas. Esses e outros dados estatísticos estão sendo apresentados nesta quarta-feira (10/5) em um evento organizado pela Coordenadoria de Estatística e Acidentologia da Assessoria de Gestão e Modernização do Detran.RJ, como base para discussão sobre a importância da segurança viária na redução de acidentes.

Ações educativas pela cidadeNa manhã desta quarta-feira (10/5), na Praça do Pedágio da Ponte Rio-Niterói, motoristas foram abordados e orientados com informações sobre trânsito seguro. No local, foi disponibilizado o “Circuito de Cones”, ação em que os motoristas são convidados a usar óculos que simulam os efeitos do consumo de álcool e de drogas ilícitas ao volante. Há distribuição de brindes e de material informativo para os participantes da ação. A ação educativa aconteceu em parceria com a concessionária Ecoponte, Operação Lei Seca, Polícia Rodoviária Federal e o sistema Sest-Senat.

À noite, haverá uma bênção na Capela do Cristo Redentor, às 19h, em referência às vítimas dos acidentes de trânsito no estado. A celebração será conduzida pelo reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo. E, para marcar a data, o monumento será iluminado de amarelo.

Em parceria com a Yup Star, a Roda-Gigante Rio, que fica no Porto Maravilha, no Santo Cristo, Zona Portuária da capital, foi iluminada na terça-feira à noite com a cor amarela e a mensagem “No trânsito, escolha a vida”.

O amarelo é a cor de atenção no trânsito e, junto com o laço que representa saúde, são os símbolos da luta para conscientizar as pessoas a utilizar a direção defensiva e salvar vidas. O prédio do Detran.RJ, no Centro do Rio, está amarelo desde a semana passada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Falta de energia prejudica abastecimento de água nos bairros São Lucas e Santa Inês nesta quinta

qui maio 11 , 2023
O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) Volta Redonda informou na manhã desta quinta-feira (dia 11) que a Estação de Tratamento de Água do bairro Bela Vista ficará sem energia elétrica no período das 10h às 17h. Com isso, o abastecimento será interrompido e poderá afetar regiões como São […]