Barra Mansa: Contribuintes podem quitar débitos em até 120 vezes

Programa representa oportunidade de regularizar dívidas junto ao município

Já está em vigor em Barra Mansa o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS 2023), que permite que os contribuintes possam regularizar seus débitos junto ao município, inclusive os lançados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Entre os valores abrangidos pelo programa estão: IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Inter Vivos), alvarás de funcionamento, multas e infrações, além de outros. A adesão ao REFIS deve ser requerida até o dia 8 de dezembro de 2023.

O programa é destinado a pessoas físicas e jurídicas, inscritas em dívida ativa ou não. Os créditos tributários consolidados poderão ser pagos à vista ou parcelados, com redução de juros e encargos moratórios, sendo que o desconto é válido para fatos geradores ocorridos até o exercício de 2022.

Quem optar pelo pagamento à vista terá descontos de 100%. O valor de entrada para efetivação do pedido deve corresponder a, no mínimo, 5% do montante integral do débito e deve ser quitado até o último dia útil do mês de requerimento do benefício fiscal.

Para adesão ao REFIS, o contribuinte não poderá estar em débito com dívida no ano corrente. Em 2023, o devedor que não permanecer em dia com os débitos do ano corrente terá seu REFIS automaticamente cancelado. Caso isso seja efetivado, o contribuinte não poderá aderir novamente para o mesmo débito. Importante ressaltar que, caso o parcelamento seja cancelado, ocorrerá a inscrição do saldo remanescente em Dívida Ativa.

O secretário de Finanças, Leonardo Ramos de Oliveira, destacou que a Prefeitura de Barra Mansa está sempre preocupada em permitir que os contribuintes quitem suas dívidas em excelentes condições. A grande novidade este ano é a possibilidade de parcelamento em até 120 vezes, para os contribuintes com dívidas vultosas (conforme detalhes adiante).

– Com uma maior facilidade de pagamento, o contribuinte se sente mais motivado a regularizar sua situação e quem ganha com isso é o município, já que o dinheiro arrecadado com tributos tem um peso enorme na gestão financeira da Prefeitura, permitindo que mais investimentos sejam feitos – comentou o secretário de Finanças.

O prefeito Rodrigo Drable também salientou a importância do programa. “Seria perfeito que todos pagassem os tributos sempre em dia, mas as dificuldades aparecem e muitos contribuintes podem acabar caindo na inadimplência. Essa é a importância do REFIS, sobretudo com as condições especiais que Barra Mansa está oferecendo. Nosso objetivo é esse: todos os munícipes em dia, contribuindo para construir uma cidade cada vez melhor”, declarou Rodrigo.

Parcelamento e desconto

As condições de pagamento poderão variar de acordo com o valor da dívida e o número de parcelas escolhidas.

a) Para dívidas até o montante de R$ 499.999,99 (incluindo juros, multa e correção):

– 100% desconto – cota única

– 90% desconto – até 12 parcelas

– 80% desconto – até 24 parcelas

– 70% desconto – até 36 parcelas

– 60% desconto – até 48 parcelas

– 50% desconto – até 60 parcelas

b) Para dívidas a partir de R$ 500.000,00 (incluindo juros, multa e correção):

– 100% desconto – cota única

– 90% desconto – até 24 parcelas

– 80% desconto – até 48 parcelas

– 70% desconto – até 72 parcelas

– 60% desconto – até 96 parcelas

– 50% desconto – até 120 parcelas

Como aderir

Para os contribuintes interessados em regularizar sua situação, é possível realizar de forma online ou presencial:

– no site www.barramansa.rj.gov.br (basta clicar no ícone DÍVIDA ZERO) ou diretamente em www.tributosnet.com.br/barramansa/parcelamento/home. Depois, clique em INICIAR PARCELAMENTO, selecione a categoria desejada e preencha com os dados necessários.

– no saguão da Prefeitura – os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h – Rua Luís Ponce, 263, Centro.

Fotos: Chico de Assis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Santa Casa de Resende promove 'Mutirão de Tomografias' neste fim de semana

sex maio 26 , 2023
A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, neste fim de semana, mais um mutirão de tomografia na Santa Casa de Misericórdia. A previsão é que sejam realizados 80 atendimentos entre sábado e domingo, sendo 40 em cada dia. A iniciativa tem como objetivo atender aos pacientes que […]