“Transformando Sonhos em Oportunidade”

4/12/2017

 

A escola é hoje um dos grandes aliados do empreendedorismo. Cada vez mais cedo, os jovens estão começando a falar sobre este assunto, buscando informação. A partir de uma parceria com o Governo do Estado, o Sebrae/RJ desenvolveu uma capacitação para disseminar o empreendedorismo em 37 escolas do Ensino Médio de horário integral em todo o estado. Iniciada em fevereiro deste ano, foram capacitados neste trabalho cerca de 250 professores na disciplina Empreendedorismo, que passou a fazer parte do currículo dessas escolas.

 

Essa é mais uma ação do Sebrae, que atua com programas na área de educação para jovens do Ensino Médio, Ensino Fundamental e Superior em todo o país e na região do Médio Paraíba envolveu oito escolas estaduais de Ensino Médio em sete municípios. Para fechar o ano letivo da disciplina Empreendedorismo com chave de ouro, o Sebrae/RJ vai promover o evento “Transformando Sonhos em Oportunidade”, no dia 6/12, no auditório da ACIAP Volta Redonda, a partir das 8h. Durante este encontro, serão promovidas palestras e apresentado caso de sucesso de um jovem empreendedor. Cerca de 300 alunos são esperados no evento.

 

As oito escolas estaduais participantes no Médio Paraíba implementaram a disciplina Empreendedorismo na grade curricular do 1º ano do Ensino Médio com horário integral em fevereiro deste ano. Cerca de 500 alunos foram envolvidos nas seguintes escolas: CIEP 484 (Volta Redonda), CIEP 291 (Pinheiral), CIEP 292 (Barra Mansa), Escola Antonina (Resende ), CIEP 296 (Rio Claro), CIEP 310 (Barra do Piraí), Colégio José Fonseca  e Colégio Almirante Rodrigues Silva (Valença). Neste primeiro ano, um conteúdo novo foi aplicado a cada bimestre abordando os temas: atitudes empreendedoras, características do empreendedor, educação financeira, forças e oportunidades, ambiente favorável para inovação, tipos de negócios e formalização. Oito professores passaram por três capacitações na região nos meses de fevereiro, agosto e novembro. O conteúdo proposto foi abordado de forma leve e interativa para estimular a reflexão e a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Resultado disso é que alguns alunos, além de despertar o espírito empreendedor, estão compartilhando com a família e amigos o conhecimento adquirido em sala de aula.

Share on Facebook
Please reload

Please reload

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com