Barra Mansa participa da nova etapa de reconhecimento do Circuito de Cicloturismo do Médio Paraíba neste sábado

20/3/2019

 

 

O coordenador da Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Barra Mansa, Marco Cambraia, participa neste sábado (23), de mais uma etapa de reconhecimento do Circuito Cicloturismo do Médio Paraíba. Desta vez o trajeto será de aproximadamente 60 km, saindo às 8 horas, da praça central de Pinheiral com destino a Porto Real, passando pelas rotas principais das cidades de Volta Redonda e Barra Mansa.

 

Segundo Cambraia, o circuito visa à realização do mapeamento da rota cicloturística da região com foco na criação do circuito oficial para moradores e turistas. “A previsão é de que o mapeamento seja concluído ainda neste primeiro semestre do ano, apontando as rotas principais e secundárias para os ciclistas da nossa região e de todo o Estado do Rio de Janeiro, fomentando a economia, através do turismo esportivo. Nosso intuito é desenvolver projetos direcionados à cultura da bicicleta, como meta de desenvolvimento sustentável”, detalhou Marco.

 

O Programa Líder, desenvolvido pela Sebrae,  pretende promover a integração regional das 12 cidades envolvidas no projeto em quatro eixos distintos: educação no trânsito, mobilidade, tecnologia e turismo. A proposta consiste na realização de pedais de reconhecimento que visam conhecer as rotas, identificar os parceiros, como hotéis e pousadas, restaurantes, bicicletarias, e outros serviços afins, e marcar os locais onde serão instalados os primeiros totens com informações para os ciclistas da região e visitantes ao longo do trajeto.

 

O circuito completo tem cerca de 450 Km, e passa pelas cidade de Valença, Vassouras, Barra do Piraí, Piraí, Rio Claro, Pinheiral, Volta Redonda, Barra Mansa, Quatis, Porto Real, Resende e Itatiaia. A ideia é que o ciclista possa começar e finalizar o passeio a partir de qualquer ponto que desejar dentro do circuito, com a indicação dos serviços disponíveis no trajeto. Para auxiliar na divulgação, o circuito vai utilizar a plataforma Bike Map até que seja criado um aplicativo próprio, disponível gratuitamente ainda este ano.

 

O PROGRAMA LIDER - Iniciado em outubro de 2017, o programa vai culminar na elaboração do Plano Estratégico da Região, que está sendo estruturado por um grupo de cerca de 50 pessoas, entre empresários, representantes do Poder Público, do terceiro setor e universidades, engajados em trabalhar em prol de um futuro melhor para a região.

 

O Líder já vem sendo desenvolvido em 17 regiões de 12 estados brasileiros. A região do Médio Paraíba é a primeira do Estado do Rio de Janeiro a iniciar o programa. Os líderes regionais representam as 12 cidades da região que aderiram ao Programa.

 

Fotos: Divulgação

Share on Facebook
Please reload

Please reload

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com