
Ação ocorreu no bairro São Francisco
Uma ação conjunta entre a Guarda Ambiental de Barra Mansa e a Polícia Militar resultou na detenção de um homem e uma mulher na tarde do último sábado (10), após o flagrante de desmatamento e queimada em uma área de aproximadamente 300 m² no bairro São Francisco.
Durante patrulhamento de rotina, policiais militares avistaram um homem cortando árvores e ateando fogo à vegetação. Aproximadamente 20 árvores já haviam sido removidas quando a abordagem ocorreu. Diante da situação, a Polícia Militar solicitou apoio da Guarda Ambiental para verificar a legalidade da atividade. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável confirmou que não havia qualquer autorização para o corte.
No local, o suspeito informou que estava apenas cumprindo um serviço contratado por uma moradora da região, que foi localizada em uma residência vizinha. Ambos foram detidos e encaminhados à 90ª Delegacia de Polícia, onde o caso foi registrado com base nos artigos 38-A e 54 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998), que tratam do desmatamento ilegal e da poluição causada por queimada.
A Secretaria de Meio Ambiente alerta que o corte não autorizado de árvores contribui significativamente para o agravamento das mudanças climáticas e afeta diretamente o equilíbrio ecológico, expondo a fauna a riscos e aumentando as chances de interação perigosa entre animais silvestres e seres humanos.
A população pode colaborar com a fiscalização ambiental denunciando irregularidades pelo telefone (24) 2106-3406.