O médico Dimas Thalys Moura Bezerra formalizou na tarde da última quinta-feira (22), na Câmara Municipal de Barra do Piraí, um pedido de abertura de uma comissão processante para apurar supostas irregularidades cometidas pela prefeita Kátia Miki e pelo vice-prefeito Cristiano Almeida, que também exerce a função de secretário municipal de Saúde. A solicitação tem como base legal o artigo 5º, inciso I, do Decreto-Lei 201/67. As informações foram divulgadas inicialmente no portal Papagoiaba.
A iniciativa veio após declarações contundentes feitas por Dr. Dimas em sua participação no podcast “No Coração do InteRior”. Durante a entrevista, o médico fez sérias denúncias envolvendo a gestão da saúde no município, principalmente em relação à Casa de Caridade Santa Rita — a Santa Casa de Barra do Piraí. Segundo ele, negligência por parte do poder público teria resultado em dois óbitos no hospital.
O médico também acusou os gestores de utilizarem, de forma indevida, o nome de uma promotora de Justiça para supostamente justificar calotes em empresas contratadas para fornecimento de profissionais da saúde. Uma dessas empresas, segundo ele, seria responsável por médicos que atuam no hospital, enquanto outra atuaria em serviços voltados ao atendimento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Ainda durante a entrevista, Dr. Dimas afirmou que a prefeitura teria adotado uma estratégia deliberada para intervir na administração da Santa Casa, atrasando repasses financeiros com o objetivo de fragilizar a gestão da Irmandade.
Com base nessas alegações, o médico solicita a abertura de um processo político-administrativo que pode culminar no impeachment de Kátia Miki e Cristiano Almeida.