Praça Brasil recebeu evento de comemoração na manhã desta quinta-feira (17), com hasteamento de bandeiras, discursos de autoridades e bolo de seis metros para a população
Volta Redonda completou 71 anos de emancipação político-administrativo nesta quinta-feira, 17, com festa na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília. A comemoração reuniu autoridades municipais e estaduais, moradores de diversos bairros da cidade e representantes de diferentes setores da sociedade, que, juntos, celebraram os avanços conquistados pelo município em diferentes áreas.
“Sou um apaixonado por Volta Redonda e pelo o seu povo. Estamos completando 71 anos com muitos motivos para comemorar. Somente neste mês de aniversário, estamos inaugurando mais de 100 obras e temos outras 300 em andamento que serão entregues em breve, isso em diversas áreas. Sabemos que ainda temos muito trabalho pela frente, mas com o apoio do Governo do Estado nossa cidade já é referência no Rio e no Brasil em Saúde, Segurança, Assistência Social, Infraestrutura, Educação, entre outros setores importantes para a população”, celebrou o prefeito Antonio Francisco Neto.
O vice-prefeito, Sebastião Faria, também falou com carinho da celebração e enalteceu o momento que o município vive.
“Volta Redonda está vivendo um momento muito bom e vislumbrando um futuro melhor ainda. Na Saúde, por exemplo, em breve teremos a entrega da expansão dos hospitais São João Batista e do Retiro, o Hospital dos Olhos, entre tantas outras melhorias que foram entregues e outras que estão em andamento. Como o prefeito Neto sempre diz, seguiremos trabalhando para transformar Volta Redonda na cidade que todos nós sonhamos em morar”, afirmou o vice-prefeito e diretor-Geral do Hospital São João Batista (HSJB), Sebastião Faria.
O deputado estadual, Munir Neto, ressaltou o papel de Volta Redonda como um município referência para todo o estado e parabenizou a cidade.
“Volta Redonda é referência em tantas áreas e faço questão de levar os melhores exemplos daqui para todo o estado do Rio, como o sensacional trabalho que fazemos na Assistência Social, onde fui secretário por tantos anos e falo com propriedade que somos referência para todo o Brasil nesta área. Parabéns para Volta Redonda, esta cidade que tanto amo”, ressaltou o deputado.
Bolo de seis metros
O evento dos 71 anos de aniversário de Volta Redonda teve início com o hasteamento das bandeiras, com as participações da Banda Municipal e do Coral Municipal que executaram os Hinos do Brasil e de Volta Redonda. Em seguida, tivemos o tradicional corte do bolo com seis metros de comprimento confeccionado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas).
O público também pôde acompanhar homenagens a figuras importantes da história local e a celebração de novos avanços conquistados por Volta Redonda nos últimos anos.
“Sempre que posso, apareço nas comemorações da cidade, é como uma festa de uma velha amiga. Volta Redonda e eu somos praticamente da mesma idade, então o desenvolver dela influenciou muito na minha vida, disse Elisângela Gomes, aposentada, moradora do bairro Aterrado, que, emocionada, comia um pedaço do bolo de aniversário da cidade.
“É esse carinho que eu gosto de ver em Volta Redonda, um bolo feito com muito amor para a população é o que me deixa mais feliz, a gente sente a diferença quando algo é feito de forma especial”, finalizou Elisângela.
Ainda fizeram parte das comemorações a Feira de Artesanato de Volta Redonda, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC); e a equipe do Programa Prevenir, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que divulgou os programas de rastreio do câncer na população, através de um quis sobre saúde para conscientizar, principalmente, sobre a questão do tabagismo e incentivar a adoção de hábitos de vida saudáveis.
Lançamento de livro sobre o ex-prefeito Nelson Gonçalves
Durante a festa dos 71 anos de Volta Redonda foi lançado o livro “Nelson Gonçalves: um homem para além do seu tempo”, de Ivanete da Rosa Silva de Oliveira, Maria Aparecida Rocha Gouvêa, Beatriz Pacheco (organizadoras); Angélica Aparecida Silva Arieira, Fabíola Amaral Tomé de Souza (autoras), entre outros colaboradores.
Este é o primeiro de uma série de registros históricos para homenagear ex-prefeitos e empresários que desempenharam papéis fundamentais na construção e desenvolvimento da cidade. A iniciativa da prefeitura foi realizada em parceria com a FOA (Fundação Oswaldo Aranha) e o UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda).
“Foi um grande desafio produzir este livro em apenas quatro meses, mas, com maestria, a nossa equipe conseguiu. Nelson dos Santos Gonçalves é um dos maiores prefeitos de Volta Redonda, lembrado como um dos maiores gestores da história do município. Agradecer ao prefeito Neto pela confiança e parabenizar a todos os responsáveis pelo livro, que ficou espetacular”, ressaltou o presidente da FOA (Fundação Oswaldo Aranha), Eduardo Prado, revelando que o próximo livro vai contar a trajetória do empresário Sérgio Loureiro, um empresário que sempre acreditou no município e gerou muitos empregos.
Durante o lançamento do livro, o prefeito Neto homenageou o ex-deputado estadual e atual coordenador da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Santo Agostinho, Nelson Gonçalves, filho de Nelson Gonçalves. Ele recebeu uma placa exaltando a sua história e o legado que seu pai deixou para Volta Redonda e região.
“Esse livro surgiu de uma vontade antiga minha e do prefeito Neto e tenho certeza que vai contribuir muito para o registro de Volta Redonda. É um livro que traz a dedicação não só de um Nelson Gonçalves político, mas também de um Nelson Gonçalves humano, pai, avô, irmão. Então quero agradecer a toda a equipe que, em quatro meses, escreveu o livro. A cada dia se ia descobrindo mais e mais curiosidades emocionantes” disse Nelson Gonçalves.
“Trânsito Seguro VR”
O lançamento do projeto “Trânsito Seguro VR” também aconteceu durante a festa pelos 71 anos de Volta Redonda. Uma tenda foi montada na Praça Brasil com distribuição de panfletos e outras ações de conscientização sobre os riscos do desrespeito às leis de trânsito. A primeira campanha teve como tema “Tela Vista, Risco na Pista”, com foco no uso de celular por motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.
A iniciativa, proposta pelo Rotary, contou com apoio da prefeitura, por meio da Semop (Secretaria Municipal de Ordem Pública), e de entidades empresariais como a Aciap-VR (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Sicomércio-VR (Sindicato do Comércio Varejista de Bens, Serviços e Turismo), além do Conselho Comunitário de Segurança, Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Casa da Amizade, Agência de Desenvolvimento Regional Sul Fluminense (ADR), UniFOA, Itec (Instituto Tecnológico de Capacitação), entre outros.
Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR