Uma operação do Grupamento de Policiamento Ambiental (GPA), realizada na quinta-feira (17) em Valença, resultou na apreensão de armas, munições e animais silvestres abatidos nas proximidades do Parque Estadual da Serra da Concórdia.
A ação ocorreu após denúncia de caça ilegal na região, considerada santuário de vida silvestre, mobilizando equipes da Operação Força Total. Durante patrulhamento em uma propriedade rural que possui mais de uma residência, os agentes foram recebidos por moradores e realizaram uma varredura no local.
Nos arredores de uma das casas, que estava desocupada e era utilizada eventualmente por familiares, os policiais encontraram vestígios de disparos, incluindo um cartucho deflagrado, um alvo metálico perfurado e um cano de espingarda serrado.
Durante vistoria no interior da residência, os agentes localizaram quatro espingardas (uma de pressão), munições de diversos calibres, facões, lanternas, roupas camufladas, mochilas e cerca de 150 gramas de chumbo. Além do armamento, os policiais encontraram cinco pacas abatidas e congeladas, confirmando a prática de caça irregular.
De acordo com um dos moradores, o local era utilizado por parentes e visitantes, inclusive por um irmão que reside em outro estado. Nenhum dos supostos responsáveis foi localizado durante a ação. O morador, que vive em outra casa na mesma propriedade, não foi conduzido por questões de saúde e porque não havia materiais ilícitos em sua residência.
Todo o armamento e os animais abatidos foram apreendidos e encaminhados para o descarte apropriado, enquanto o caso foi registrado na delegacia de Valença, onde as investigações prosseguem para identificar os responsáveis pelos crimes ambientais.