A Receita Federal do Brasil (RFB) apreendeu, nesta quinta-feira (21), oito encomendas que continham drogas variadas em uma transportadora localizada na zona norte do Rio de Janeiro. A ação foi resultado de gerenciamento de risco aliado à inspeção realizada pela equipe de cães de faro da instituição.
Entre os entorpecentes encontrados estavam 2 kg de maconha, 1,5 kg de ecstasy (cerca de 2.500 comprimidos), 50 g de MDMA, 266 g de haxixe e 2,7 kg de cocaína acondicionados em pinos. Parte da carga estava escondida dentro de duas panelas de pressão e de um espremedor de frutas, em uma tentativa de despistar a fiscalização. O valor estimado do material apreendido é de aproximadamente R$ 255 mil.
As drogas seriam enviadas para diferentes estados, incluindo Brasília, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso. Também foram identificadas remessas que partiriam de Uberlândia (MG) com destino a Volta Redonda e Resende, no Rio de Janeiro.
O material apreendido será encaminhado à Polícia Civil, responsável pela investigação da autoria dos crimes. Caso sejam identificados, os envolvidos poderão responder por tráfico de drogas, cuja pena varia de 5 a 15 anos de reclusão.
A operação foi conduzida pela Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da RFB na 7ª Região Fiscal (RJ/ES) e contou com o apoio dos cães de faro Elektra e Abby.