Muriqui-do-sul, maior primata das américas, é registrado pela primeira vez na Costa Verde

Pesquisadores do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) fizeram um registro inédito no Parque Estadual Cunhambebe (PEC), na Costa Verde Fluminense: pela primeira vez foram avistados muriquis-do-sul (Brachyteles arachnoides), espécie de primata considerada criticamente ameaçada de extinção.

As imagens captadas revelaram dois grupos, somando 36 indivíduos. O achado aconteceu durante uma ação de monitoramento da fauna, realizada em parceria com a Vale, que utilizou drones equipados com câmeras termais para alcançar áreas de mata escarpada de difícil acesso.

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), restam menos de 1.200 muriquis-do-sul na natureza. Conhecido como o “maior primata das Américas”, ele tem comportamento pacífico e é fundamental para o equilíbrio da floresta, já que sua dieta à base de frutos e folhas contribui para a dispersão de sementes.

O secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, destacou o avanço:

“É um marco para a conservação da biodiversidade fluminense. Estamos colhendo resultados de anos de esforço, ampliando a fiscalização e garantindo mais áreas preservadas para o retorno de espécies ameaçadas”.

A conquista é fruto de mais de uma década de trabalho dos monitores do Parque Cunhambebe, somada a investimentos em capacitação e tecnologia. Para Felipe Brandão, especialista em primatas e coordenador do Projeto Muriqui Bocaina, o registro abre caminho para novas descobertas:

“Encontramos dois grupos em áreas distintas, o que sugere que a espécie está mais presente do que se imaginava. Agora iniciaremos um monitoramento aéreo mais frequente para aprofundar os estudos”.

O Parque Estadual Cunhambebe, com quase 40 mil hectares, é o segundo maior do estado e já havia registrado outras espécies raras recentemente, como o formigueiro-de-cabeça-negra, ave criticamente ameaçada, e antas, dadas como extintas no Rio de Janeiro por mais de um século.

Com este novo registro, o PEC reforça sua importância como refúgio para a biodiversidade e como área estratégica na luta pela preservação da Mata Atlântica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Homem é preso em Pinheiral por descumprir medida protetiva e agredir ex-companheira

qui ago 28 , 2025
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (28) em Pinheiral, após descumprir uma medida protetiva e agredir sua ex-companheira, de 21 anos. A ação foi realizada por policiais militares da Patrulha Maria da Penha, na Rua Maria Estetolina da Silva, no bairro Cruzeiro II. […]