Patrulha do Idoso auxilia mulher de 79 anos a voltar para casa em Volta Redonda

Idosa foi encontrada desorientada no bairro São João Batista por um comerciante, que acionou o serviço de proteção da Secretaria de Ordem Pública

A Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), por meio da Patrulha de Proteção ao Idoso, prestou auxílio a uma idosa de 79 anos que estava desorientada e perdida nessa quinta-feira (25). A ocorrência começou após uma solicitação feita à CAU (Central de Atendimento Único), através do número 156, que recebeu a ligação de um comerciante relatando o caso.

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS EM TEMPO REAL. ACESSE NOSSO CANAL NO WHATSAPP CLICANDO AQUI 

Em estado de confusão mental, a idosa foi acolhida pelo comerciante em sua loja, no bairro São João Batista, até a chegada dos guardas municipais. Durante a abordagem, os agentes da Patrulha do Idoso encontraram na bolsa da idosa um recibo de pagamento de aluguel, o que ajudou a identificar a residência dela, que fica no bairro Voldac.

OUÇA A RÁDIO PONTO – 24 HORAS NO AR CLICANDO AQUI 

Os guardas foram até o local, onde conversaram com o proprietário do imóvel. Ele forneceu o contato do filho da idosa, que foi comunicado sobre o ocorrido e a mulher deixada em casa com segurança. Segundo o relatado pelo familiar, a mãe foi diagnosticada com Alzheimer.

O subsecretário municipal de Ordem Pública, Amauri Pego, destacou a importância da atuação da Patrulha de Proteção ao Idoso, criada pelo secretário Coronel Henrique, na garantia do bem-estar da população idosa de Volta Redonda.

“Esse caso serve de exemplo para que possamos estar cada vez mais vigilantes e atentos aos nossos familiares, vizinhos e amigos. Agradecemos ao comerciante que teve a proatividade de procurar ajuda e, assim, conseguimos auxiliar no resgate dessa senhora, para que ela pudesse retornar ao convívio familiar com segurança. É como o nosso secretário Coronel Henrique sempre destaca: ‘Não existe sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade’. Parabéns a todos os envolvidos”, disse Amauri Pego.

A Patrulha de Proteção ao Idoso atua diariamente para garantir a segurança e o bem-estar da população idosa, promovendo apoio em situações de risco ou desorientação como essa, além de acompanhar o dia a dia de idosos moradores de Volta Redonda. Age com objetivo de prevenir e mediar conflitos, além de atuar em situações de violência, garantindo que os direitos dos nossos idosos sejam respeitados.

Como pedir ajuda?

Para denunciar casos de violação de direitos ou violência contra idosos, as pessoas podem ligar para o 197 (Nuai – Núcleo de Atendimento ao Idoso, na Polícia Civil – 93ª DP); 153 (Guarda Municipal) ou o Disque 100 (serviço nacional e ligado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania). Também é possível buscar ajuda diretamente no 190 (Polícia Militar) ou na delegacia de Volta Redonda (93ª DP), com a Patrulha do Idoso ou na Assistência Social Jurídica da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas).

Fotos: Divulgação/Semop.
Secom/PMVR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Defensoria Pública da União inaugura posto de atendimento gratuito em Barra do Piraí

sex set 26 , 2025
Inauguração será no dia 30 de setembro, às 11h00; instituição atua em demandas envolvendo órgãos federais A Defensoria Pública da União (DPU) vai inaugurar um posto de atendimento em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, no dia 30 de setembro, às 11h00. O posto funcionará no Mercado Municipal, no […]