
Integrantes da Brigada Voluntária de Barra Mansa, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (SMOP), realizaram na manhã desta quinta-feira (06), a captura de um tatu-galinha, espécie também conhecida como tatu-verdadeiro, tatu-de-folha ou tatuetê. De acordo com a equipe de fiscalização, o animal foi encontrado nas dependências do Clube Municipal, localizado na Rua Juiz Antônio Ciani, nº 91, no Centro. Após a captura, o mamífero foi encaminhado à uma Área de Preservação Permanente do município, no bairro Vila Ursulino, sendo reinserido em seu habitat natural de forma segura.
FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS EM TEMPO REAL. ACESSE NOSSO CANAL NO WHATSAPP CLICANDO AQUI
Segundo o coordenador da Brigada Voluntária, Denilson Sicupira, a espécie desempenha um papel fundamental na manutenção do equilíbrio ambiental e o resgate dele ocorreu de maneira adequada.
– A importância do tatu na natureza é multifacetada, pois ele atua como um verdadeiro engenheiro do ecossistema ao escavar o solo, promover sua aeração e reciclagem de nutrientes. Além disso, os tatus são cruciais para o controle de pragas, já que se alimentam de insetos como formigas e cupins. Assim que recebemos a solicitação, realizamos a captura do animal de forma correta, seguindo todas as instruções e procedimentos que também ensinamos em nosso curso de capacitação – explicou Sicupira.
OUÇA A RÁDIO PONTO – 24 HORAS NO AR CLICANDO AQUI
A Brigada Voluntária integra a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SMOP) e atua em diversas frentes de apoio e fiscalização ambiental, além de resgates e ocorrências emergenciais. Para entrar em contato com a Brigada Voluntária, os interessados podem ligar para os telefones (24) 3028-9341 ou (24) 98813-6722.– Fotos Chico de Assis



