Flagra inédito: tamanduá-mirim com filhote é registrado em Resende

Uma cena rara da fauna brasileira foi registrada no Parque Estadual da Pedra Selada, em Resende (RJ). As câmeras de monitoramento ambiental flagraram, pela primeira vez, uma tamanduá-mirim fêmea carregando o filhote nas costas — um comportamento típico da espécie, mas ainda pouco documentado na região.

O registro foi feito no dia 24 de outubro, às 2h33 da madrugada, por uma das armadilhas fotográficas instaladas na reserva. As imagens só foram divulgadas nesta sexta-feira (7) pela administração do parque.

De acordo com os gestores da unidade de conservação, esse comportamento é essencial para a sobrevivência dos filhotes, que permanecem junto às mães durante os primeiros meses de vida. O flagrante reforça a importância do parque como refúgio para espécies nativas e como espaço de equilíbrio ambiental.

O tamanduá-mirim — também conhecido como tamanduá-de-colete — é menor que o tamanduá-bandeira e se destaca pela agilidade e capacidade de subir em árvores. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a espécie possui cabeça alongada e estreita, focinho tubular e alimenta-se principalmente de cupins e formigas. Sua atividade é predominantemente noturna.

Criado em 2012, o Parque Estadual da Pedra Selada abrange áreas dos municípios de Itatiaia e Resende, com mais de 8 mil hectares de Mata Atlântica preservada. A unidade, administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), tem como missão proteger a fauna e flora locais e abrigar espécies raras e ameaçadas.

Além de sua importância ambiental, o parque oferece atrações para visitantes, como o Hotel de Abelhas Solitárias, o jardim de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), exposições de animais taxidermizados e trilhas ecológicas, como a do Bosque do Visconde.

O local tem entrada gratuita e funciona diariamente, das 8h às 17h. A sede está localizada na Avenida Presidente Wenceslau Braz, 200, na Vila de Visconde de Mauá, em Resende.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Crise na BR-393: Prefeitos discutem a necessidade de contratação emergencial para serviço de manutenção da rodovia

sex nov 7 , 2025
Encontro articulado pela prefeitura e a Firjan também abordou o novo modelo de concessão a ser adotado na rodovia; primeiras demandas serão apresentadas ao ministro dos Transportes na próxima semana A Prefeitura de Volta Redonda, juntamente com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), a ADL […]