Um homem de 39 anos foi autuado por crime ambiental na noite de sexta-feira (7), após matar uma cobra cascavel dentro de uma residência no bairro Lava Pés, em Paraíba do Sul (RJ).
De acordo com informações da Polícia Militar, uma mulher de 43 anos, que trabalha como cuidadora de uma idosa, contou que chamou o vizinho para ajudá-la a retirar o animal do imóvel. No entanto, o homem acabou matando a cobra e, em seguida, cobrou R$ 150 pelo “serviço”.
Os policiais foram acionados e, ao chegarem ao local, constataram que o ato configurava crime ambiental, já que a morte de animal silvestre sem autorização é proibida por lei.
Os dois foram levados à delegacia de Paraíba do Sul, onde prestaram depoimento. O homem foi autuado por destruição de fauna silvestre sem autorização, mas liberado após os procedimentos legais.
A Polícia Militar Ambiental reforça a orientação para que, em casos como esse, a população acione o Corpo de Bombeiros (193) ou a Guarda Civil Ambiental, evitando qualquer tipo de contato direto com animais silvestres — especialmente espécies peçonhentas, como a cascavel — para garantir a segurança e o respeito à legislação ambiental.



