
O argentino Marcelo Jesus Rivas, ex-técnico de futebol, foi detido na manhã desta sexta-feira (14) no bairro do Leme, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A prisão foi resultado de uma ação coordenada pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Volta Redonda, com apoio da Polícia Federal.
Rivas foi condenado em 2023, na Argentina, a cinco anos de prisão pelos crimes de agressão e abuso sexual, com tentativa de estupro, contra uma jovem atleta de uma equipe estudantil na cidade de Tucumán.
Segundo as autoridades argentinas e brasileiras, a vítima conhecia o ex-treinador apenas pelo meio esportivo. Em um dia em que aguardava um táxi para ir a uma boate, Rivas ofereceu-se para acompanhá-la. A jovem aceitou por reconhecer seu envolvimento no futebol. No caminho, porém, ele teria ordenado que o motorista parasse, retirado a jovem do carro e a conduzido até a parte de trás de uma igreja, onde os abusos teriam ocorrido.
Após ser condenado, Rivas deixou a Argentina e fugiu para o Brasil na tentativa de escapar do cumprimento da pena. No Rio, ele vivia no Morro da Babilônia, em Copacabana, onde realizava pequenos serviços de obra e pintura, sobretudo para moradores da comunidade argentina da região.
O mandado de prisão, expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foi cumprido sem resistência. Agora, o ex-treinador será encaminhado para os trâmites legais e deve responder ao processo de extradição, que poderá levá-lo de volta à Argentina para cumprir a pena imposta pela Justiça daquele país.


