Homem é preso por vender terrenos ilegalmente em Paraíba do Sul; esquema lesou várias vítimas

Um homem de 31 anos foi preso nesta semana em Paraíba do Sul (RJ) acusado de liderar um esquema de golpes envolvendo a falsa venda de terrenos públicos. Ele foi localizado no bairro Jatobá após investigação da Polícia Civil.

De acordo com a corporação, o suspeito se apresentava como proprietário de diversos lotes e negociava com compradores por meio de anúncios publicados em grupos de redes sociais. Para dar credibilidade aos golpes, ele utilizava contratos falsificados com firmas reconhecidas e realizava encontros presenciais, nos quais chegava a receber parte dos pagamentos em dinheiro, automóveis ou transferências bancárias.

A fraude veio à tona depois que uma das vítimas buscou a prefeitura para solicitar informações sobre o IPTU do terreno adquirido — e descobriu que a área, na verdade, pertencia ao município. Conforme a investigação avançou, a Polícia Civil identificou pelo menos quatro vítimas apenas em 2025, com prejuízos significativos.

Em um dos casos, um comprador entregou um veículo como parte do pagamento. Em outro, uma pessoa perdeu R$ 40 mil após adquirir dois terrenos inexistentes e ainda pagar por supostos serviços de terraplanagem e construção.

Durante a investigação, um policial civil se passou por interessado na compra e conversou com o suspeito, que confirmou que continuava oferecendo os terrenos mesmo após já ter sido intimado pela polícia. Com as novas evidências, a Justiça expediu um mandado de prisão preventiva.

No momento da captura, o golpista tentou fugir pulando o muro de uma residência vizinha, mas acabou detido. Ele foi levado para a 107ª DP, onde vai responder por estelionato.

A Polícia Civil acredita que mais vítimas possam surgir após a prisão do suspeito.

A Prefeitura de Paraíba do Sul divulgou nota afirmando que acompanha o caso desde o início das investigações, forneceu documentos à polícia e que agora dará início aos procedimentos administrativos e judiciais para a recuperação dos imóveis envolvidos no golpe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Colisão frontal deixa cinco pessoas feridas na BR-393; uma está em estado grave

sex nov 21 , 2025
Uma colisão frontal envolvendo dois veículos deixou cinco pessoas feridas na tarde desta sexta-feira (21) na BR-393, em Barra do Piraí. O acidente ocorreu por volta das 13h, na altura do km 268, próximo à empresa Vigor. De acordo com as primeiras informações, o Honda City, que seguia no sentido […]