Barra do Piraí promove caminhada de mobilização dos homens em prol do fim da violência contra a mulher

Caminhada faz parte da Campanha do Laço Branco, que ocorre no município pela primeira vez

O combate à violência contra a mulher tem sido uma bandeira de Barra do Piraí em 2025. Fechando um ano de realizações com chave de ouro, a Prefeitura promoveu, na manhã deste sábado (06), a Caminhada da Campanha do Laço Branco, iniciativa que busca mobilizar os homens nesse enfrentamento. A ação teve como ponto de partida a Praça Nilo Peçanha e como chegada ao Largo da Feira, e contou com a organização das Secretarias de Saúde, da Mulher e de Esporte.

A campanha representa um marco em Barra do Piraí, pois esta é a primeira vez que ela é realizada no município. Seu principal objetivo é promover a reflexão e o comprometimento dos homens em não praticar, não aceitar e não silenciar diante da violência contra as mulheres. O laço branco representa o juramento de que os homens não irão cometer, aceitar ou silenciar diante de qualquer forma de violência contra as mulheres. Na caminhada, centenas de homens barrenses ergueram e defenderam essa bandeira.

A secretária da Mulher, Daniella Oliveira, falou sobre a importância dessa mobilização dos homens para garantir um futuro digno, respeitoso e seguro.

“Essa ação não significa apontar o dedo para os homens, significa que muitos comportamentos se repetem porque foram aprendidos. Romper não significa romper com os homens, mas sim com ideias que já não nos cabem mais em uma sociedade que busca dignidade, respeito e segurança para todas e todos. Com mais homens engajados e conscientes andando ao nosso lado, poderemos, sim, construir esse futuro”, apontou.

Esta campanha foi criada em 1991, no Canadá, após um trágico episódio de feminicídio, e se espalhou pelo mundo como símbolo de respeito, igualdade e compromisso com a paz. No Brasil, a campanha é lembrada em 6 de dezembro, data instituída pela Lei nº 11.489/2007 como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Para o vice-prefeito e secretário de Saúde, Cristiano Almeida, todos os homens devem fazer seu papel para combater a violência contra a mulher. Ele também parabenizou Daniella pelo trabalho realizado neste ano.

“Eu estou aqui como cidadão, filho, pai e marido. Nós, homens, deveríamos fazer o nosso papel sem precisar de campanhas que justificassem a necessidade de combater a violência. Se ensinarmos os nossos filhos, se orientarmos os homens e dermos as diretrizes corretas, cada um saberá fazer aquilo que é necessário. É sobre respeito, respeito às mulheres. Dani, você está de parabéns por esse engajamento e pelo trabalho que você tem realizado na proteção às mulheres, especialmente de Barra do Piraí. E aproveito também para dar os parabéns porque, em breve, a prefeita entregará à nossa cidade a nova sede da secretaria, um espaço voltado ao carinho e ao acolhimento das mulheres barrenses”, disse.

O Sargento R. Guimarães, do 10º Batalhão de Polícia Militar, declarou que o poder público e as forças policiais não poderão se calar nem tolerar casos de violência contra as mulheres. Segundo ele, as autoridades seguirão balançando essa bandeira em prol do fim desse enorme problema.

“Não toleramos violência sexual, violência física, violência patrimonial ou qualquer outro tipo. A mulher não é patrimônio do homem. Não podemos nos calar. Contem sempre com a Polícia do Estado do Rio de Janeiro, com a Patrulha Maria da Penha e com o poder Executivo e Legislativo. O 10º BPM, na pessoa do nosso comandante Fábio Corrêa, está à disposição. Vamos seguir balançando essa bandeira”, declarou o Sargento Guimarães.

Para o comandante da Guarda Municipal, Alessandro Damázio, “a mulher precisa do respeito e do apoio dos homens para garantir sua plena segurança e dizer um basta a toda e qualquer tipo de violência”.

Finalizando, a prefeita de Barra do Piraí agradeceu aos homens presentes na campanha e ressaltou como suas vozes podem ser instrumentos de mobilização.

“Quero agradecer muito por vocês disponibilizarem esse sábado de manhã para estarem aqui com a gente nessa caminhada defendendo uma pauta tão importante. Se a gente está aqui hoje é porque existe um motivo sério por trás disso. Todos os dias, na 88ª DP, chegam um ou dois registros de ocorrência de mulheres que sofrem violência doméstica. E sofrem justamente por aquela pessoa que deveria estar cuidando delas: o companheiro, o marido, o filho. Eu e a Dani falamos sobre isso todos os dias. Defendemos essa pauta, lutamos por políticas públicas que promovam uma sociedade mais igualitária. Mas quando os homens se mobilizam, quando vocês se posicionam, a voz de vocês reverbera de outra forma. É ouvida de outro jeito. Então eu quero agradecer demais a vocês por darem as mãos a nós nesse trabalho”, finalizou a prefeita.

Fotos: Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Jovem é preso por tráfico de drogas em Pinheiral

sáb dez 6 , 2025
Um jovem de 20 anos foi preso na manhã deste sábado (6) suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas no bairro Parque Maira, em Pinheiral. A ação aconteceu nas proximidades de um campo de futebol, após a Polícia Militar receber denúncias sobre a comercialização de entorpecentes no local. Equipes […]