
Uma comissão composta por representantes da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda e outros membros do Conselho Municipal de Direitos Humanos (CMDH) visitaram recentemente a Cadeia Pública Franz de Castro Holzwarth, no bairro Roma. A visita foi motivada pelo projeto de escuta das “Mulheres com Parentes no Sistema Prisional”, da SMDH, que ouve mães, esposas, companheiras e avós na porta do presídio durante visita aos parentes. Além das demandas de melhorias no atendimento e no procedimento correto de revistas dos familiares para acessar o presídio, conforme determina a legislação.
Participaram da visita as assessoras de direitos humanos da SMDH, Cidinha Araujo e Kelly Gomes, representando a secretária Glória Amorim; os advogados João Catta Preta (presidente do CMDH), Edson Lana (secretário-geral da 5ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/VR), Lana Caroline (presidente da OAB Mulher/Volta Redonda), e demais membros do conselho. Todos foram recebidos pelo subdiretor do presídio e tiveram acesso às dependências do mesmo com liberdade para conversar com alguns detentos.
Atualmente estão detidas no local cerca de 400 pessoas. A comissão elogiou a maneira como foi bem recebida pela subdireção da cadeia, que mostrou as salas que estão sendo construídas com mão de obra dos próprios detentos, e as reformas que vêm sendo feitas para garantir a segurança do presídio. As novas salas serão utilizadas para a realização de cursos diversos aos detentos.
Todas as informações colhidas pela comissão farão parte de um relatório que será encaminhado às autoridades do município e do Estado (SEAP-RJ), com as demandas levantadas e pedido de providências.
Foto de divulgação/SMDH.
Secom/PMVR



