
Uma ação da Polícia Rodoviária Federal resultou na apreensão de aproximadamente 1,3 tonelada de queijo coalho transportado de forma irregular na noite desta quarta-feira (17), na Rodovia Presidente Dutra, em Itatiaia, no Sul Fluminense. A ocorrência foi registrada por volta das 20h, na altura do km 323 da pista sentido São Paulo.
De acordo com a PRF, uma equipe da unidade DELTA realizava patrulhamento ostensivo quando decidiu abordar uma carreta. Durante a fiscalização, os agentes constataram que o motorista, que vinha da Bahia, dirigia havia quase 24 horas sem cumprir o período de descanso obrigatório previsto em lei.
O condutor apresentou nota fiscal da carga principal, composta por mamão papaia, que seria descarregada no Ceasa de São Paulo. A documentação e a carga de frutas estavam regulares. No entanto, durante a vistoria na cabine do veículo, os policiais encontraram duas caixas de papelão contendo barras de queijo coalho.
A fiscalização foi ampliada e, em compartimentos metálicos do chassi do semirreboque, foram localizadas mais caixas do mesmo produto. Ao todo, foram encontradas 26 caixas de papelão com queijo coalho, todas sem documentação fiscal e transportadas sem refrigeração adequada.
A ocorrência foi encaminhada ao Posto da Receita Estadual, na Barreira Fiscal de Nhangapi, no km 330 da Dutra, também em Itatiaia, para análise de um auditor fiscal. No local, foi realizada a pesagem do material, que revelou que cada caixa continha 50 barras de queijo coalho, com peso de um quilo cada, totalizando 50 quilos por caixa.
Com isso, foi constatado o transporte irregular de 1.300 quilos de queijo coalho. Todo o material foi apreendido na barreira fiscal para as providências legais cabíveis.



