V. Americana e Santo Agostinho vão receber programa ‘Bairro Presente’ em Volta Redonda

Iniciativa que já atende São João, Laranjal, São Geraldo, Monte Castelo e Colina vai se estender para a , beneficiando mais de 80 mil moradores

A Prefeitura de Volta Redonda, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, ampliará o programa “Bairro Presente”, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), intensificando a segurança nos bairros Vila Americana e Santo Agostinho, alcançando também as regiões do Volta Grande I, II, III e IV. Policiais militares que irão atuar no programa estão passando por um processo de capacitação voltado ao policiamento comunitário, que ocorre no 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Com isso, o projeto, que já atende os bairros São João, Laranjal, São Geraldo, Monte Castelo e Colina desde outubro do ano passado, será ampliado beneficiando mais de 80 mil pessoas.

O “Bairro Presente” é estruturado com base no policiamento comunitário, onde os policiais designados para as patrulhas são incentivados a conhecer melhor a realidade e as necessidades de cada bairro. Esta aproximação permite que os agentes atuem de maneira mais eficaz na resolução de problemas locais e na prevenção de crimes. Além disso, o “Bairro Presente” promove reuniões regulares com líderes comunitários, comerciantes e moradores, buscando entender e atender as demandas específicas de cada região.

A implantação do “Bairro Presente” na Vila Americana e Santo Agostinho atende a uma solicitação do deputado estadual Munir Neto e reforça a parceria já existente entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Volta Redonda, que vêm atuando de forma integrada no fortalecimento da segurança pública no município.

“Esse foi um pedido de toda a população dessa região que chegou até nós por intermédio do vereador Gemílson Sukinho, do subprefeito do Santo Agostinho, Edmílson Vampirinho, e do líder comunitário Hilquias Lopes e do ex-vereador Lela. Levamos ao secretário estadual da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes, que articulou a ação junto aos comandantes do 5º CPA (Comando de Policiamento de Área), coronel Ronaldo Martins, e do 28º BPM, coronel Moisés Sardemberg. Juntos, com muito trabalho e diálogo, estamos conseguindo fazer o Sul Fluminense avançar cada dia mais”, disse Munir.

O modelo do programa se soma ao trabalho já desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), sob o comando do secretário Coronel Henrique, que tem apostado na segurança de proximidade como um pilar para a redução dos índices criminais na cidade, aliada à integração entre as forças de segurança e o uso da tecnologia.

De acordo com o comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar, coronel Moisés Sardemberg, as equipes que atuarão no programa estão sendo preparadas para garantir presença constante e atendimento contínuo à população da região.

“Teremos duas viaturas operando 24 horas por dia, sete dias por semana, nesses dois bairros, impactando positivamente uma grande região de Volta Redonda. A ideia é construir laços de confiança para promover segurança em parceria com a população”, afirmou o comandante.

Com a capacitação dos policiais e a implantação do “Bairro Presente”, a expectativa é ampliar a sensação de segurança, reduzir a criminalidade e fortalecer ainda mais a relação entre a comunidade e as forças de segurança, consolidando Volta Redonda como referência em segurança pública no estado.

“Volta Redonda avança dia a dia no caminho de se tornar a cidade mais segura do Brasil. Essa integração entre a prefeitura e o governo estadual tem sido fundamental para os resultados positivos, e esse novo investimento vai melhorar ainda mais a segurança da população”, frisou o prefeito Antonio Francisco Neto.

Fotos de Adriana Cópio – Secom/PMVR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Foragido condenado por tráfico de drogas é capturado pela Polícia Civil em Barra Mansa

qua jan 7 , 2026
A Polícia Civil prendeu, na quarta-feira (7), um homem de 27 anos que estava foragido da Justiça em Barra Mansa. A ação foi realizada por agentes da 90ª Delegacia de Polícia (DP) durante uma operação voltada ao cumprimento de mandados judiciais no município. Após trabalho de investigação e levantamento de […]