A Polícia Militar prendeu, na noite de terça-feira (13), um jovem de 18 anos no bairro Varjão, em Pinheiral, após o cumprimento de um mandado de prisão civil expedido pela Justiça por inadimplência no pagamento de pensão alimentícia. A ação foi realizada por policiais do 28º Batalhão da PM durante uma abordagem de rotina.
Segundo a corporação, a equipe recebeu a informação de que havia um mandado de prisão em aberto contra um morador da Rua Juvenal Xavier Botelho. No local, o jovem foi localizado e, após consulta aos sistemas judiciais, foi confirmada a ordem judicial emitida pela Vara Única de Pinheiral, vinculada ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
A decisão determina prisão civil pelo prazo de até 30 dias, contados a partir da data da detenção, em razão de uma dívida de pensão alimentícia no valor de R$ 3.490,69. O jovem foi encaminhado à 101ª Delegacia de Polícia, onde permaneceu preso à disposição da Justiça. A liberação está condicionada ao cumprimento da decisão judicial.
Outro caso semelhante foi registrado em Barra Mansa. Na madrugada desta quarta-feira (14), durante patrulhamento no bairro Vila Ursulino, policiais militares abordaram um homem de 27 anos e constataram a existência de um mandado de prisão civil por dívida de pensão alimentícia.
O mandado foi expedido pela 2ª Vara de Família de Barra Mansa, referente a uma dívida de R$ 689,76, com valor atualizado em agosto de 2025. O homem foi conduzido à 90ª Delegacia de Polícia, onde também permaneceu preso, à disposição da Justiça.



