
Veículo estava adaptado com um motor a combustão, adulterando características originais e colocando condutor em risco
Guardas municipais de Volta Redonda apreenderam uma bicicleta motorizada de fabricação artesanal na tarde desta sexta-feira (16), no bairro Jardim Paraíba. O veículo, adaptado com um motor a combustão de 50cc, foi encaminhado ao depósito público municipal por adulteração das características do veículo, colocando em risco a segurança no trânsito.
A bicicleta foi localizada por agentes durante um patrulhamento. Além da adulteração de características, o veículo motorizado não possuía retrovisores, velocímetro, nem lanternas traseiras, setas, bem como o quadro e o sistema de freios e pneus incompatíveis com a potência do motor.
O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, ressaltou os riscos de se conduzir um veículo adulterado. “Uma bicicleta é um veículo de propulsão humana. Ao ter sua característica alterada, afeta a montagem original da sua estrutura à qual ela não foi forjada para ter e isso traz um risco muito grande, tanto para quem está conduzindo quanto para outros atores do trânsito”, pontou.
O secretário ainda lembrou que as mudanças nas características acabam transformando o veículo. “Uma bicicleta adulterada com motor como essa acaba se tornando um ciclomotor e para conduzir um veículo, com essas características, é preciso seguir algumas obrigações; como, por exemplo, ter placa, farol e todos os itens de segurança – uso do capacete, retrovisores, etc. – e habilitação ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor). O nosso foco é salvar vidas e prevenir situações de risco no trânsito. Parabéns aos guardas municipais”, concluiu Coronel Henrique.
Fotos: Divulgação/Semop.
Secom/PMVR



