
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (14) a Operação Proteção Integral II, com o objetivo de combater crimes cibernéticos relacionados ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o país. Um dos alvos da operação foi preso em Resende, no Sul do Rio de Janeiro.
Ao todo, estão sendo cumpridos 130 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva em todos os estados e no Distrito Federal. A ação mobilizou 467 policiais federais e 156 policiais civis, em um esforço nacional coordenado para identificar e deter autores de crimes sexuais praticados contra menores, especialmente por meio da internet.
Durante os cumprimentos dos mandados, 35 pessoas foram presas em flagrante, em posse de material contendo pornografia infantil. Entre elas, está o suspeito localizado em Resende, cujo nome não foi divulgado para preservar as investigações. O homem foi detido em sua residência, onde equipamentos eletrônicos foram apreendidos para análise pericial.
A operação é uma continuidade da Proteção Integral I, realizada em março deste ano, e reforça o compromisso da Polícia Federal na repressão sistemática e integrada aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Entre janeiro e abril de 2025, a PF já cumpriu 612 mandados de prisão de foragidos da Justiça por delitos sexuais, demonstrando a amplitude e a prioridade dada ao combate a esse tipo de crime.
Além da repressão, a Polícia Federal destacou a importância da prevenção, alertando pais e responsáveis sobre a necessidade de acompanhar a rotina digital de crianças e adolescentes, orientando sobre os riscos do ambiente online e promovendo uma cultura de proteção e diálogo.
As investigações seguem em andamento e novas fases da operação não estão descartadas.