Policiais militares ambientais identificaram diversas irregularidades ambientais nesta terça-feira (1º), durante fiscalização no distrito de Parapeúna, em Valença (RJ). A ação ocorreu após informações repassadas pelo Linha Verde, do Disque Denúncia.
A equipe da 2ª Unidade de Polícia Ambiental (UPAm), vinculada ao Parque Estadual da Serra da Concórdia, encontrou uma construção residencial em andamento às margens do Rio Ubá sem qualquer placa de licenciamento ou autorização ambiental. No local, um caminhão basculante descarregava terra em área de preservação quando os agentes chegaram.
Durante a abordagem, os policiais conversaram com o proprietário do terreno e com o motorista do caminhão, que não apresentaram qualquer documentação que comprovasse a regularidade da obra, do aterro ou da movimentação de terra realizada nas proximidades do rio.
Ainda durante a vistoria, os agentes verificaram que, em um terreno vizinho, havia o início de uma nova construção com sapatas e fundações instaladas, além de aterro utilizando resíduos de construção civil, também às margens do Rio Ubá, sem qualquer licença ambiental.
Diante das irregularidades, a equipe da 2ª UPAm encaminhou os envolvidos à 91ª Delegacia de Polícia de Valença, onde o caso foi registrado como crime ambiental, com base no artigo 60 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) e no artigo 4º do Código Florestal (Lei 12.651/12).
A Polícia Ambiental reforça que crimes contra o meio ambiente podem ser denunciados de forma anônima 24 horas pelo Disque Denúncia, nos números (21) 2253-1177 e 0300 253 1177 (WhatsApp), pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ” ou pelo site www.disquedenuncia.org.br.