
Policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga (4ª UPAm) flagraram, nesta semana, uma área de aproximadamente 2 mil metros quadrados degradada no bairro Novo Horizonte, em Paraty. A ação foi possível após uma denúncia encaminhada ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia.
De acordo com os agentes, no local foi identificada a abertura irregular de uma estrada, aparentemente realizada com o uso de retroescavadeira. A atividade resultou na supressão de vegetação nativa da Mata Atlântica, dentro de uma área considerada de preservação permanente. Havia ainda indícios de demarcações, o que reforça a suspeita de que o objetivo seria transformar o espaço em um loteamento clandestino.
FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS EM TEMPO REAL. ACESSE NOSSO CANAL NO WHATSAPP CLICANDO AQUI
Durante as diligências, os policiais percorreram o entorno em busca de responsáveis ou documentos que pudessem autorizar a intervenção, mas nada foi encontrado. A ocorrência foi registrada na 167ª Delegacia de Polícia.
Segundo dados recentes do Linha Verde, as denúncias sobre crimes ambientais em Paraty cresceram 55% em 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado.
A população pode contribuir denunciando práticas semelhantes pelos telefones (21) 2253-1177 ou 0300 253 1177 (ambos com WhatsApp anonimizado), além do aplicativo “Disque Denúncia RJ”, do site www.disquedenuncia.org.br e da página oficial do Linha Verde no Facebook.