
Aves eram mantidas em condições precárias; um animal foi encontrado morto e outro em estado grave
Dez galos utilizados em rinhas clandestinas foram resgatados na tarde de domingo (25) em Paracambi, após denúncia sobre a realização de lutas ilegais em um espaço improvisado em meio à mata. A ação foi realizada por agentes do programa de segurança que atua no município.
De acordo com os responsáveis pela ocorrência, o local tinha acesso restrito e, no momento da chegada das equipes, uma disputa entre os animais estava em andamento. Ao todo, 17 homens foram encontrados na área.
As aves estavam confinadas em estruturas metálicas e gaiolas de madeira, sem condições adequadas de ventilação, iluminação ou acesso regular a água e alimento. Segundo os agentes, a prática de rinha é considerada crime ambiental e configura maus-tratos.
Durante a operação, foram apreendidos materiais que, segundo a polícia, seriam utilizados na preparação e realização das lutas, como esporas artificiais, instrumentos cortantes, medicamentos, uma balança, maletas de transporte, além de um caderno com anotações e R$ 142 em dinheiro. Entre os animais localizados, um já estava morto e outro apresentava estado de saúde delicado.
Os envolvidos foram encaminhados para a delegacia de Paracambi, onde foram autuados por maus-tratos a animais. Eles responderão ao processo em liberdade. Os galos permaneceram sob responsabilidade do proprietário do imóvel, na condição de fiel depositário.



