Especialista automotivo fala sobre falta de manutenção em veículos

Você que tem um automóvel, tem a prática de fazer as revisões regulares ou é do tipo que só lembra de abastecer o carro?  

Além de ser fundamental para ampliar a vida útil do carro, fazer uma manutenção regular pode inclusive evitar acidentes de trânsito. Segundo dados da Senatran – Secretaria Nacional de Trânsito, entre 2017 e 2019, uma das principais causas de colisões em rodovias federais originaram de defeitos mecânicos, por falta de uma manutenção preventiva adequada. 

O especialista e empresário automotivo Edmar Moreira, trabalha há mais de trinta anos com manutenção em veículos, com especialização em motores. Ele afirma que é fundamental fazer uma manutenção preventiva regular do veículo, além de escolher uma empresa idônea e sem histórico de irregularidades: ‘a cultura do brasileiro não é muito de manutenção. O ideal é que se faça a revisão regular do veículo a cada seis meses, verificando sempre o óleo, água e outros elementos que são fundamentais para o bom funcionamento do carro’. Afirmou Edmar, que dá detalhes de alguns dos principais mecanismos de um carro e sobre alguns diferenciais do Auto Center Ayrton & Eduardo. 

Sistema do radiador – É como se fosse a ‘vida’ do carro. É preciso sempre trocar água e o fluido do radiador, de preferência a cada 10 mil km rodados. Isso ajuda a aumentar significativamente a vida útil do motor. 

Desconfiança com trabalho feito na oficina anterior – Existem casos em que o cliente procura o nosso Auto Center porque acredita que não teve um atendimento adequado na empresa anterior. Por uma questão ética nós não apontamos erros específicos que possam ter sido cometidos, mas informamos que é importante sempre que o cliente faça valer os seus direitos e exija a garantia do serviço. 

Peças ‘paralelas’ – O Auto Center Ayrton & Eduardo sempre dá o orçamento ao cliente utilizando peças originais. Caso ele queira adquirir um material mais em conta em outro lugar (a chamada peça paralela), é direito dele, porém informamos que nossa empresa garante o serviço e não a peça. O custo dessas peças geralmente é mais barato, mas isso frequentemente acaba incidindo na baixa qualidade do material e, automaticamente, no tempo de uso. Tenho exemplos de casos como bobinas que são entregues a mim como se fosse original, pelo aspecto da embalagem, mas com a nossa experiência, acaba percebendo que se trata de peça paralela. 

Carros com três cilindros – Aqui vai um alerta para esse tipo de veículo que está em fase de lançamento: profissionais sem experiência nesse tipo de motor acabam utilizando óleo inadequado. Cabe salientar que a correia dentada desse tipo de veículo percorre imersa no óleo que, se for de uma especificação não recomendada, pode começar a desfiar. E a gente sabe que uma correia arrebentada pode causar até um descarte deste motor. 

Check-In para viagem – É importante fazer uma checagem completa no carro em um auto center qualificado, principalmente se for viajar. É uma recomendação que parece óbvia, mas muito motorista não o faz ou confia em fazer isso em um posto de combustível. No final, acaba ficando na mão no meio do caminho, comprometendo o passeio. 

Sistema automatizado – No Auto Center Ayrton & Eduardo temos um sistema moderno e automatizado que verifica o funcionamento do carro, em especial a parte do arrefecimento (sistema que evita o superaquecimento do motor), além de sistema de freio, suspensão, alinhamento, entre outros. 

Primeira visita – Quando recebemos um veículo pela primeira vez aqui no Auto Center Ayrton & Eduardo, pedimos o maior detalhe de informações possível. É como se o carro fosse um paciente e a gente fizesse uma espécie de consulta. Quanto mais informação, melhor para o diagnóstico do veículo. 

Equipamentos – Temos um conjunto de equipamentos de alta qualidade e última geração, que são fundamentais na detecção de problemas no veículo – Nós temos equipamentos capazes de atender carros de ponta, como uma Lamborguini, por exemplo. 

Serviço: 

Auto Center Ayrton & Eduardo 

Especializada em Alinhamento, Balanceamento, Troca de óleo a vácuo, Escaneamento, Limpeza automatizada de radiador, Limpeza de bico e Suspenção mecânica. 

Av 7 de setembro, 336 – Aterrado – Volta Redonda 

Telefone: (24) 3347-4497 

Whatsapp: (24) 97401-8936 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

<strong>Feira de Conhecimentos apresentará mais de 24 trabalhos sobre meio ambiente no Colégio Medianeira em Barra do Piraí</strong>

qui nov 3 , 2022
O Colégio Medianeira realiza nesta sexta-feira, dia 4 de novembro, de 9h às 16h, a Feira de Conhecimentos, que apresentará à comunidade interna e externa, o Projeto Meio Ambiente, com o tema “Cuidar do planeta Terra é preservar a vida”. Serão mais de 24 trabalhos apresentados sobre a Meio Ambiente […]