Resende divulga calendário do Mutirão contra a Dengue

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o calendário de janeiro do mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite doenças da dengue, zika e chikungunya. As ações serão realizadas em cinco bairros a partir do próximo dia 16.

O mutirão acontece periodicamente e as primeiras visitas domiciliares acontecerão nos dias 16 a 18 de janeiro, no bairro Paraíso, em 2.682 imóveis. Após estas, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses estarão nos bairros Castelo Branco, nos dias 19 e 20; Morro do Cruzeiro, dias 23 e 24; Cabral/Alambari, nos dias 25 a 27; e encerrando o mês no bairro Surubi Velho, no dia 30.

A gestão municipal reforça que as datas previstas poderão ter alterações devido ao mau tempo. O cronograma de visitas domiciliares das equipes do CCZ seguem até abril nos bairros com maiores riscos de infestação.

Em paralelo às visitas domiciliares, uma mobilização conjunta com a Superintendência de Serviço Público realiza a retirada de entulhos durante o período em diferentes bairros. O cronograma completo de recolhimento de entulhos pode ser conferido em: https://resende.rj.gov.br/servicos/coleta-de-entulho . Durante todo o ano também são feitas ações de panfletagem e conscientização sobre o combate à dengue.

-Chegamos no verão, época de proliferação do mosquito Aedes aegypti devido ao aumento das chuvas, e a Prefeitura segue atenta com a realização dos mutirões. É fundamental que os moradores deixem as equipes entrarem em suas residências para inspecionar os recipientes que possam acumular água. A ação busca controlar preventivamente a incidência dos focos do mosquito. Além disso, a população tem um papel importante e pode ajudar a gestão municipal em apenas 10 minutos semanais. Basta eliminar os focos do mosquito com a limpeza de quintais e recipientes como pneus e garrafas, manter a caixa d’água tampada, colocar areia nos vasos de plantas, entre outras medidas – disse o secretário de Saúde, Jayme Neto.

Confira o cronograma de janeiro:

Dias 16 a 18 – Paraíso

Dias 19 e 20 – Castelo Branco

Dias 23 e 24 – Morro do Cruzeiro

Dias 25 a 27 – Cabral/Alambari

Dia 30 – Surubi Velho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Quatis: Primeira edição da FeirArte 2023 acontece neste sábado, 07

qua jan 4 , 2023
A Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SMCET), vai realizar a primeira Feira de Artesanatos (FeirArte) deste ano. O evento acontece neste sábado, dia 7, na Praça Doutor Teixeira Brandão, no Centro. A FeirArte une diversas barracas de vendas de produtos artesanais e gastronômicos […]