Volta Redonda volta a realizar cirurgias de catarata

Nesta fase estão previstas 420 cirurgias e mais de 200 revisões pós-cirurgia

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta terça-feira, 7, mais uma etapa do programa “Revi-VER” para cirurgias de catarata. De acordo com a secretaria, estão previstas, nesta fase, 420 cirurgias e mais de 200 revisões pós-cirurgia. Os atendimentos desta etapa vão até a próxima sexta-feira (10). Desde que o programa foi criado, quase 10 mil cirurgias foram realizadas.

Os pacientes são acolhidos na Ilha São João, onde as cirurgias de catarata são feitas em um centro cirúrgico oftalmológico móvel. Os atendidos foram submetidos a exames pré-operatórios, como o de biometria óptica – utilizado para o cálculo preciso das lentes intraoculares a serem implantadas, antes da cirurgia. Todos os procedimentos, como exames pré-operatórios e acompanhamento pós-cirurgia, ocorrem pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Para o senhor José Luiz dos Santos, 67 anos, morador do bairro Santa Cruz, esta terça-feira foi um dia especial. “Hoje vou fazer minha cirurgia. Estou ansioso e tenho certeza de que tudo dará certo. Minha expectativa é que, depois da cirurgia, eu possa voltar a enxergar normalmente. Tenho dificuldades para ler boletos, mensagens de celular e até mesmo de me locomover, pois é difícil pegar ônibus”, explica o paciente.

Novos agendamentos para o Revi-VER

Qualquer morador de Volta Redonda que já tenha sido diagnosticado com catarata pode se inscrever. O interessado ou familiar deve procurar o DIPA (Departamento de Informação, Programação e Avaliação), que fica na secretaria de Saúde (no antigo hospital Santa Margarida), no bairro Niterói, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É preciso levar cartão do SUS ou CPF e documento com foto do paciente, além de um número de telefone para contato.

Fotos: Cris Oliveira- Secom/PMVR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

<strong>Prefeitura de Barra Mansa credencia ambulantes interessados em atuar no Carnaval 2023</strong>

ter fev 7 , 2023
Documentação deve ser entregue de 8 a 10 de fevereiro no Parque da Cidade A Prefeitura de Barra Mansa vai abrir nesta quarta-feira, dia 8, o chamamento público para os ambulantes interessados em participar da comercialização de produtos durante a programação do Carnaval 2023 na cidade. A documentação deve ser […]