Volta Redonda passa a disponibilizar imagens do trânsito pelo celular

Mesmo em fase inicial, tecnologia já está acessível através de login no projeto ‘Cidade Monitorada’

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e da EPD (Empresa de Processamento de Dados), passa a disponibilizar imagens do trânsito à população. Os moradores poderão desfrutar da tecnologia através de celulares e computadores. A ação faz parte do projeto “Cidade Monitorada”.

O secretário de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, ressaltou que imagens de até 100 câmeras estarão disponíveis e que o serviço funcionará todos os dias, das 6h às 20h. O acesso e cadastro (login) devem ser feitos pelo link: http://appordempublica.voltaredonda.rj.gov.br/tixxi/freeview/.

“A população terá acesso às câmeras dome, que possuem zoom óptico, se movimentam por 360 graus e podem ser controladas de forma remota, por meio de uma central de videomonitoramento; principalmente as instaladas nos grandes centros. O objetivo é facilitar a mobilidade urbana e ajudar a população a se programar na hora de sair de casa”, detalhou Luiz Henrique, ressaltando que o projeto está em construção.

“Disponibilizamos este serviço, mas ainda está em processo de construção. Esperamos o apoio da população que, através do 156 (CAU – Central de Atendimento Único), possa nos dar sugestões de como melhorá-lo”, enfatizou Luiz Henrique.

O prefeito Antonio Francisco Neto destacou que o serviço prioriza a qualidade de vida da população. “Volta Redonda está recebendo uma série de obras que vão mudar completamente o trânsito na cidade. O acesso às câmeras é com intuito de oferecer maior qualidade de vida às pessoas. Os moradores poderão se programar para poder ganhar mais tempo no seu deslocar para o trabalho, para os estudos ou até mesmo para o lazer. Queremos tornar Volta Redonda uma cidade referência, e a tecnologia é mais uma ferramenta para garantir este avanço”.

Projeto Cidade Monitorada

O projeto “Cidade Monitorada” conta também com câmeras fixas e OCR (que faz leitura de placas), registrando o cotidiano das ruas, praças e acessos de Volta Redonda. Essas imagens também alimentam o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) e as bases integradas de segurança, na Vila Santa Cecília, Retiro, Aterrado, além das novas que serão inauguradas nos bairros: Jardim Belvedere, Sessenta, Vila Rica, Rio das Flores e Roma.

Atualmente, são cerca de 700 câmeras em monitoramento. Além da Semop e Guarda Municipal, tem acesso às imagens o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), as polícias Civil, Militar e Federal, além da Operação ‘Segurança Presente’ e a 5ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM).

Fotos: Cris Oliveira/PMVR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Acordo garante retificação de nomes de trans e travestis em documentos

qua mar 1 , 2023
Um termo de cooperação técnica assinado entre a Ordem dos Advogados do Brasil Secional São Paulo (OAB SP) e a prefeitura de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (1º), ajudará pessoas trans a retificarem gratuitamente o nome e o gênero em documentos e certidões. A iniciativa se dará por meio do programa […]