Pinheiral abre inscrições para XXI Concurso de Poesia

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Educação e a Biblioteca Municipal Aurelino Gonçalves Barbosa, abre, a partir desta segunda-feira, 08, as inscrições gratuitas para o XXI Concurso de Poesia, cujo tema esse ano será “Família, Bem Maior”. O objetivo do concurso é promover o hábito da leitura e da escrita, desenvolvendo ainda o senso crítico, a reflexão e a consequente ação em relação aos problemas do dia a dia de nossa comunidade.

Poderão participar do Concurso pessoas a partir de 07 (sete) anos de idade, residentes ou não no Município de Pinheiral, obedecendo ao critério de seleção por faixa etária. As inscrições deverão ser realizadas nas dependências da Biblioteca Pública Prefeito Aurelino Gonçalves Barbosa, situada a Rua Domingos Mariano, 113 Centro de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, ou pelo link: https://forms.gle/rPY1qjZdYs3CyqXS7, não haverá prorrogação para as inscrições.

O Concurso será dividido em 03 (três) categorias, sendo elas: “A”, de 7 a 12 anos de idade; “B”, de 13 a 17 anos de idade e “C”, de 18 anos de idade em diante e cada participante poderá concorrer somente com 01 (uma) poesia em sua categoria (por faixa etária). As escolas que enviarem coletivamente as poesias de seus alunos deverão fazer uma seleção prévia de no máximo, 5 (cinco) poesias por turma, enfatizando o critério da originalidade e da criação técnica, seguindo os preceitos literários.

As poesias deverão ser inéditas, digitadas ou escritas em papel A4 em letra de forma, de forma legível. Em caso da não compreensão da letra pelos jurados, a poesia será desclassificada automaticamente. As poesias deverão constar de 30 linhas, no máximo e obedecer ao tema proposto. As poesias que não obedecerem a esses critérios serão automaticamente desclassificadas.

As poesias serão julgadas nos dias, 02, 05 e 06 de junho do corrente ano, nas dependências da Biblioteca Pública. Critérios de avaliação: coerência com o tema; originalidade; criatividade; vocabulário adequado e expressão dos sentimentos do receptor.

Os primeiros lugares de cada categoria receberão R$ 300,00, além de medalhas e certificados, já os segundos e terceiros lugares de cada categoria receberão medalhas e certificados. Os professores conselheiros também receberão certificados.

A premiação será entregue durante as festividades de comemoração do aniversário do município, celebrado em 13 de junho, com data a ser definida, comunicada aos concorrentes e divulgada no site oficial da Prefeitura.

Todas as poesias premiadas ficarão em exposição na Biblioteca Pública, em seu horário de expediente, após a realização do evento, por 10 dias depois da apuração e proclamação dos vencedores.

 Não poderão participar deste Concurso, funcionários da Biblioteca Pública, jurados e funcionários dotados na Secretaria Municipal de Educação deste Município (sede).

Para o Secretário de educação, Fernando Cabral, o concurso é uma oportunidade para incentivar a prática da leitura e escrita, além de promover a socialização com a sociedade.

– O concurso de poesia é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e da Biblioteca Pública de Pinheiral, com o objetivo de promover o hábito de leitura, escrita e reflexão através da poesia. Sabemos que essas práticas contribuem significativamente no desenvolvimento dos participantes e temos a certeza de que será um sucesso- disse o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Fevre abre processo seletivo para contratação temporária em Volta Redonda

seg maio 8 , 2023
Vagas disponíveis são para Inspetor de Disciplina, Professor III (Informática) e Supervisor Educacional A Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) abre a partir desta terça-feira, 9, inscrições para o processo seletivo simplificado que visa a contratação de Inspetor de Disciplina, Professor III (Informática) e Supervisor Educacional. As vagas são para […]