Barra do Piraí avança com nova licitação para transporte público e abre consulta para população

A Prefeitura de Barra do Piraí deu um passo importante para reestruturar o transporte público municipal ao publicar, no último dia 26, o Decreto nº 781/2025, que regulamenta o processo de licitação para uma nova concessão do serviço, com duração de 20 anos. O objetivo é resolver um dos problemas mais antigos enfrentados pelos moradores: a precariedade no transporte coletivo.

De acordo com a administração municipal, a regulamentação foi elaborada em parceria com o Ministério Público, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta. Com o término do contrato emergencial no dia 22 de junho, a atual prestadora seguirá operando até a definição do novo contrato.

O secretário de Administração, Iury Ferreira, explicou que a opção pela concessão de longo prazo possibilitará diluir custos de mobilização ao longo do período, evitando impactos pesados nas contas públicas, ao contrário do que ocorreria em nova contratação emergencial de curto prazo.

A futura concessão também prevê vistorias quadrimestrais nos ônibus, a implantação de aplicativo para rastrear os veículos em tempo real e novas ferramentas de transparência para que os próprios moradores possam fiscalizar o serviço prestado.

“Nossa ideia é que a população seja parceira na fiscalização, acompanhando os processos e ajudando a melhorar o transporte público que utilizam diariamente”, destacou Iury.

Consulta pública aberta

A prefeitura abriu uma consulta pública virtual, onde os moradores podem opinar sobre o novo modelo de concessão. A participação pode ser feita pelo link:
🔗 Clique aqui para participar da consulta

O cronograma prevê que a consulta presencial será realizada em 9 de julho, com publicação do edital no dia 18 do mesmo mês. A licitação está agendada para 25 de agosto, com homologação e início das operações pela nova empresa previstos para 1º de outubro.

A prefeita Katia Miki enfatizou o compromisso da gestão em enfrentar os desafios do transporte público: “A população de Barra do Piraí merece respeito, dignidade e um transporte seguro e eficiente. Vamos intensificar a fiscalização e cobrar a qualidade que o barrense merece”.

Fiscalizações em ônibus municipais e intermunicipais já estão sendo realizadas pela Secretaria de Cidadania e Ordem Pública, e empresas que apresentaram irregularidades foram notificadas. A meta, segundo a prefeita, é garantir manutenção em dia e conforto aos passageiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Três homens são presos em Vassouras por suspeita de tráfico de drogas

qui jul 3 , 2025
Três homens, com idades de 31, 41 e 50 anos, foram presos na madrugada desta quinta-feira (3) em Vassouras, no Sul do Rio, por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas. A ação foi resultado de uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar. De acordo com a […]